Novo vazamento expõe dados de meio bilhão de usuários do Facebook
Nomes completos, telefones, endereços, aniversários e status de relacionamento foram extraídos de 500 milhões de contas
O Facebook sofreu um novo ataque que resultou no vazamento de dados de mais de 500 milhões de usuários da rede social de Mark Zuckerberg. Entre as informações expostas estão os números de telefone de milhões de contas da plataforma. Os dados coletados foram roubados e postados em um site por hackers, segundo especialistas de cybersegurança.
Desse meio bilhão de contas, é sabido que 32 milhões são dos Estados Unidos e 11 milhões do Reino Unido, além de 6 milhões da Índia. Além dos telefones, os usuários que tiveram informações roubadas tiveram expostos também seus nomes completos, localizações, aniversário, email e status de relacionamento. O vazamento foi detectado primeiro pelo Business Insider.
Na última década, vazamentos de dados de usuários do Facebook não são, uma novidade. Em 2018, por exemplo, quase meio milhão de brasileiros foram afetados pelos vazamentos de 87 milhões da Cambridge Analytica. Já em 2019, mais de 250 milhões de contas tiveram sua privacidade violada graças a invasores que expuseram dados pessoas em fóruns por duas semanas.
Além dos óbvios problemas éticos e de segurança implícitos em problemas como esse, os vazamentos também prejudicam demais o próprio Facebook, que já é a grande rede com a imagem mais arranhada por seus problemas com privacidade e segurança. Há três anos, as ações da empresa chegaram a ter uma queda de 7% por causa de vazamentos.