NVIDIA anuncia parceria com Schrödinger para acelerar descoberta de medicamentos
Supercomputador da gigante tecnológica acelerará estudos de bilhões de moléculas a fim de trazer inovações na saúde
Durante seu evento anual de novidades, a GTC, a NVIDIA anunciou uma parceria com a Schrödinger, companhia focada no desenvolvimento de softwares para química computacional, para acelerar a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos ao longo dos próximos anos. A colaboração fará com que gigantes da indústria farmacêutica utilizem as plataformas computacionais da Schrödinger, potencializadas pelo DGX SuperPOD, o supercomputador da NVIDIA, para acelerar o processo.
Com o anúncio, as duas empresas poderão tornar mais preciso o processo da Schrödinger de estudar com complexidade bilhões de moléculas, a fim de assim acelerar o processo de desenvolvimento de medicamentos para os mais variados tratamentos. Com o DGX SuperPod, que a NVIDIA anunciou publicamente hoje, todo o trabalho tecnológico poderá ser potencializado graças às especificações únicas do computador desenvolvido exclusivamente para trabalhos de pesquisa e grandes empresas – não à toa, seu aluguel mensal custa singelos US$ 9.000.
A colaboração beneficiará mais de 3 mil companhias da gigantesca indústria farmacêutica. Essas empresas poderão acelerar não só a descoberta de medicamentos, como também ter resultados mais precisos, que poderão ajudar não só no combate à COVID, como em possíveis cenários de novas epidemias e pandemias e demais doenças que ainda afligem o mundo.
“A descoberta computacional de drogas está melhorando sua eficácia com a avançada combinação da Schrödinger de simulação com aprendizado autônomo”, afirmou Kimberly Powell, vice-presidente de saúde da NVIDIA. “Juntos, nós estamos dando à indústria farmacêutica e científica um instrumento que os oferece alto rendimento para melhorar e acelerar o sucesso de seus potenciais medicamentos”, completou.