Instagram vai permitir que usuário decida como lidar com contador de curtidas
Testes feitos com grupo fechado indicam que você poderá escolher entre ver ou não curtidas de posts seus e das demais contas
O Instagram está testando uma nova forma de lidar com o polêmico contador de curtidas de sua plataforma: a rede social quer que o próprio usuário decida como lidar com o contador em seu perfil. Um pequeno teste permitiu que usuários selecionados pudessem escolher entre deixar o contador como ele já está, esconder as curtidas de suas próprias postagens ou até mesmo de outras contas.
Segundo o AdWeek, o Facebook (que assim como o Instagram, também é do Facebook Group) também está testando algo semelhante, permitindo que você oculte as curtidas e reações nas postagens da rede de Mark Zuckerberg. Vale lembrar que, em 2019, o Instagram começou a ocultar as curtidas em alguns países – como no próprio Brasil – fazendo com que só o autor das postagens tenha acesso ao número total de likes que uma foto ou vídeo recebeu.
Na época, a rede social justificou os testes: “Nós queremos que vocês, seguidores, foquem no que vocês compartilham, e não em quantas curtidas vocês receberão por isso. Durante os testes, apenas as pessoas que compartilharam a postagem poderiam ver o número total de curtidas que recebeu”. Na época, as reações foram mistas, mas principalmente no mercado brasileiro, a novidade já foi bem aceita.
Dois anos após começar a testar a plataforma sem o contador de curtidas, o Instagram ainda não parece ter certeza de que o formato é bom para a rede social. O caminho de tornar a escolha do próprio usuário, portanto, parece algo natural para se observar a reação da comunidade.