Vitrine Filmes lança projeto de formação e capacitação em distribuição de cinema
Curso à distância inclui nove aulas que ensinam os pilares da distribuição do audiovisual no país; inscrições abrem em maio
A Vitrine anunciou nesta terça (27) o lançamento de um novo projeto focado no reforço do mercado distribuidor de audiovisual no país. Batizado de Vitrine Lab e com apoio da Programa de Ação Cultural, o braço acompanha o aniversário de 10 anos da empresa e foca em estudantes e profissionais do mercado de cinema do país, visando contribuir no fomento cultural da área.
O Vitrine Lab é um curso livre de ensino à distância para 24 alunos, a serem selecionados pela organização e que devem receber uma bolsa-auxílio de R$ 200 junto dos conteúdos. São nove aulas ministradas por pessoas que atuam diariamente na distribuição e comercialização de filmes no país, com temas que passam pelo processo do trabalho. Isso inclui mercado cinematográfico, curadoria, modelos de negócio, planejamento financeiro, políticas públicas e estratégias básicas de programação, marketing, redes sociais e produção de conteúdo.
De acordo com o anúncio oficial, o Vitrine Lab vai proporcionar “uma experiência completa do processo de distribuição cinematográfica, a partir do know how da Vitrine Filmes”.
“Temos uma carência muito grande na formação e capacitação em distribuição e negócios do cinema.” escreve Felipe Lopes, diretor da Vitrine, na divulgação; “Observando os alunos de diferentes instituições nas quais dei aula nos últimos cinco anos, percebo que os estudantes querem saber mais sobre outras áreas, além de produção audiovisual. Assim, criamos este novo pilar na empresa, abrindo nossas portas para a capacitação de profissionais, ensinando como se faz a comercialização de um filme”.
As aulas do Vitrine Lab estão previstas para começar em junho, com as inscrições acontecendo entre 3 e 10 de maio no site da Vitrine.