Sony diz que PlayStation 5 deve continuar com problemas de estoque em 2022
Empresa deve aumentar produção nos próximos meses, mas ainda estará bem atrás da alta demanda projetada
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Desde que foi lançado em novembro de 2020, o PlayStation 5, console de última geração da Sony, tem enfrentado problemas de estoque. A situação deve permanecer como está em 2022, afirmou a empresa. Hiroki Totoki, CFO da empresa, disse ao Bloomberg que a empresa está tendo dificuldades de manter o fornecimento no mesmo ritmo da demanda, e que a situação dificilmente mudará em um futuro próximo.
“Eu não acho que vamos ter uma demanda menos esse ano e mesmo se segurarmos algumas unidades e produzirmos mais consoles no próximo ano, nossa capacidade de fornecer o PlayStation 5 ainda não poderia alcançar a demanda”, disse Totoki. “Nós vendemos mais de 100 milhões de unidades do PlayStation 4 e, considerando nosso valor de mercado e reputação, não conseguimos imaginar que o novo console tenha uma demanda menor”, completou.
A Sony tem o objetivo de produzir ao menos 14,8 milhões de unidades do PS5 entre do período que abrange de abril a dezembro de 2021. A empresa vendeu, só esse ano, 7,8 milhões de PS5. No lançamento do PlayStation 4, a Sony vendeu 14,8 milhões de unidades no primeiro ano, mas na época, não teve os problemas de fornecimento que possui hoje – muito em virtude da pandemia da COVID-19, vale dizer. É provável, portanto, que ainda haja um número imenso de interessados no console e que ainda não o compraram por não ter a oportunidade.
O cenário, então, é o seguinte: A Sony deve conseguir subir a produção e o fornecimento de seu novo console nos próximos meses, mas dificilmente este número será o suficiente para que todos os interessados tenham o videogame e para que as lojas tenham o console em estoque. Essa situação resultará na permanência da dificuldade para comprar o PS5, que manterá as listas de espera e atrasará a aquisição dos clientes. Ainda não há, porém, informações sobre como isso pode afetar no lançamento de novos jogos, já que é possível um cenário no qual alguns títulos sejam adiados para que sejam lançados apenas quando o console tiver mais jogadores.