Emissora oficial nos EUA, NBC não vai transmitir Globo de Ouro em 2022 por falta de diversidade entre votantes
Organização por trás do evento foi criticada por ser pouco inclusiva e ao menos 10% de seus membros se posicionaram contra inclusão; emissora segue boicote proposto por Netflix, Warner e Amazon
Tradicionalmente, é a NBC a emissora responsável pela transmissão do Globo de Ouro nos Estados Unidos. Entretanto, em 2022, será diferente. A NBC confirmou à Variety nesta segunda (10) que, em meio às duras críticas feitas à Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, organização que cuida do evento), não transmitirá a premiação do cinema americano.
Nos últimos meses, a HFPA tem sido duramente criticada por sua falta de representatividade tanto no quadro de associados quanto nas indicações em si. A organização prometeu adicionar 20 novos membros, focando em críticos e jornalistas negros, até o fim de 2021. Apesar da justa pauta, um mínimo de 10% dos integrantes da associação foram contra a medida, o que causou boicotes da Warner Bros., da Amazon e da Netflix.
Agora, a NBC se junta ao boicote. “Nós continuamos a acreditar que a HFPA está comprometida com uma reforma significativa. Entretanto, mudanças tão grandes levam tempo e trabalho duro, e nós sentimos que a HFPA precisa de tempo para fazer isso da maneira correta”, afirmou a NBC em uma declaração. “Por isso, nossa emissora não transmitirá o Globo de Ouro em 2022. Supondo que a organização execute seus planos, torcemos para que o cenário seja diferente em 2023 e possamos transmitir o evento em janeiro”, completou.
A associação, vale lembrar, já não possui uma fama muito positiva nos Estados Unidos. Mesmo que tenha se tornado tradicional a premiação feita pela associação de imprensa estrangeira, internamente, a indústria ainda considera um evento manipulado, o que já levou o Globo de Ouro a ser nada carinhosamente apelidado de “Golden Bribes” (ou Suborno de Ouro).
Não são só as empresas que se posicionam contra a HFPA e sua premiação. Nesta segunda, Tom Cruise também anunciou a devolução de suas três estatuetas do Globo de Ouro à associação em protesto à ausência de medidas – ele é o primeiro ator a realizar um ato do tipo por conta do caso. Os prêmios foram concedidos por seus trabalhos em “Nascido em 4 de Julho”, “Jerry Maguire” e “Magnólia”.