Amazon vai investir em fabricante de aeronaves elétricas
Ideia da empresa é dar um passo adiante em suas promessas de sustentabilidade e modernizar modelo de entregas
A Amazon, juntamente à Fidelity e à Redbird Capital, decidiu investir na Beta Technologies, uma fabricante de veículos de transporte aéreo elétricas. A Amazon não divulgou quanto dinheiro injetou no projeto, mas uma das parceiras já desembolsou cerca de US$ 368 milhões na Beta.
A Beta Technologies possui aeronaves que podem ser muito úteis para a Amazon atingir seus compromissos ambientais nos próximos anos, como a Alia eVTOL, que pode carregar até 680 quilos (ou seis passageiros) por um trajeto de 460 quilômetros. Com isso, a aeronave poderia ser também utilizada para que a Amazon faça entregas. Não necessariamente de seus armazéns para os destinos dos produtos, mas ao menos de uma base da empresa para a outra, agilizando o processo de forma limpa, sem uso de combustível fóssil.
Como pontua o Engadget, o investimento da Amazon não deve ter reflexo até pelo menos 2024, quando a Beta Technologies deve apresentar sua nova aeronave. Entretanto, o investimento da empresa em veículos elétricos já tem dado frutos pelo menos desde 2019, quando a Amazon começou a usar vans elétricas para realizar entregas em alguns pontos do mundo.
A Beta foi fundada em 2017, e já se destacou no mercado por seus veículos elétricos que possuem poucos concorrentes no momento. A parceria com a Amazon pode vir a criar um novo parâmetro para a logística de entregas da empresa, trazendo tanto sustentabilidade pelo não uso de combustíveis poluentes, quanto praticidade e velocidade nos processos de transporte e entrega.