Apple anuncia novos recursos de acessibilidade para produtos e serviços
Novidades para iPad, iPhone e Apple Watch tornam mais fácil o uso dos aparelhos da Apple para pessoas em condições especiais
A Apple anunciou nesta quarta (19) uma série de novos recursos focados em acessibilidade. A partir da próxima quinta, 20 de maio, clientes da empresa podem usar o SignTime, um serviço que será disponibilizado na Apple Store e no Apple Suport e auxilia pessoas que se comunicam por libras a dialogar com os funcionários da empresa e usar os serviços da Apple.
Além disso, a empresa anunciou atualizações de software ainda em 2021 para iOS, watchOS e iPadOS, que trarão novos recursos e tornarão mais fácil o uso de funcionalidades como Assistive Touch e o VoiceOver. Em seu Twitter, Tim Cook, CEO da empresa, comentou a novidade.
“Nós acreditamos que todos deveriam ter as ferramentas necessárias para mudar o mundo. Acessibilidade é um direito fundamental, e nós estamos sempre ultrapassando as barreiras da inovação para que todos possam aprender, criar e conectar de novas formas”, disse Cook. O SignTime será lançado primeiramente nos Estados Unidos, no Reino Unido e na França, e deve chegar a outros mercados ao longo dos próximos meses ou anos.
Com o SignTime, clientes da Apple poderão ir às lojas da Apple e receber auxílio na comunicação com maior facilidade, tornando o atendimento mais inclusivo. Pessoas com deficiências físicas poderão usar o Assistive Touch pelo Apple Watch, que detectará movimentos musculares e atividade nos tendões por seus sensores.
Já o iPad terá suporte para ferramentas de rastreamento de olhares, permitindo que pessoas com pouca mobilidade usem o tablet apenas por contato visual. Segundo a própria empresa, usuários do iPad poderão navegar por imagens e textos por colunas e filas, além de poder adicionar descrições para imagens pelo Markup.
Há ainda planos para trazer novidades para os programas de audição do iPhone, com suporte para aparelhos auditivos bidirecionais. Os usuários do smartphone também poderão fazer upload de testes de audição para o Headphone Accommodations para facilitar a customização de como a ferramenta amplifica sons e ajusta diferentes frequências.