Twitter já pretende taxar ingressos de salas no Espaços
Rede social deve disponibilizar chamadas pagas no Espaços em junho, e já anunciou uma taxa de 20% em cima dos lucros com ingressos
O Twitter mal lançou o Espaços, sua ferramenta para conferências por áudio, e já anunciou a versão paga, na qual os usuários precisarão pagar ingressos para ouvir ou participar das conversas por voz. Agora, porém, a empresa de Jack Dorsey também anunciou que deve taxar em 20% as vendas de ingressos.
Nos Estados Unidos, usuários do Twitter poderão se inscrever para terem o acesso às transmissões pagas. Caso sejam aprovados pela plataforma, poderão criar suas salas de conversa por voz pagas já nas próximas semanas. Qualquer um pode se candidatar, contanto que tenha no mínimo 18 anos de idade, 1.000 seguidores em sua conta e tenha sido o anfitrião de ao menos três sessões no Espaços nos últimos 30 dias.
Os pagamentos serão possibilitados por uma parceria com a Stripe, e direcionará 80% dos ganhos diretamente para os responsáveis pela conferência. Os outros 20%, claro, serão abocanhados pelo próprio Twitter e pelo Stripe, como forma de taxa. Os testes devem começar com contas selecionadas em junho, e é esperado que ao menos em 2022, o recurso seja expandido para fora dos Estados Unidos.
A novidade chega apenas um mês após a Apple anunciar que liberaria a monetização de podcasts no Apple Podcasts, mas que também taxaria os criadores. Lá, entretanto, a taxa é de 30% em cima do valor cobrado para que os ouvintes apoiem seus criadores de conteúdo favoritos. O Spotify, por sua vez, prometeu não taxar, tentando se diferenciar da concorrente nessa brecha.
Por mais que as transmissões de áudio e os podcasts sejam conceitualmente distintos, as conferências ao vivo têm se tornado algo grande na internet desde que no começo de 2021 o Clubhouse se tornou uma febre. Além do Twitter, o Facebook também anunciou uma ferramenta parecida: o Hotline, que mistura conceitos do próprio Clubhouse com o Instagram.