Facebook vai permitir postagens afirmando que Covid-19 foi criada em laboratório
Decisão foi tomada após Joe Biden ordenar investigação sobre origem do novo coronavírus
O Facebook afirmou que não vai mais remover postagens de sua plataforma que afirmem que o novo coronavírus foi desenvolvido em laboratório. O anúncio vem logo após o presidente americano Joe Biden anunciar que ordenou que a Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos que dobrassem seus esforços para estudar a origem da Covid-19.
À CNN, um porta-voz da rede social de Mark Zuckerberg afirmou: “À luz dos estudos em andamento sobre a origem da Covid-19 e após consultar especialistas em saúde pública, não removeremos mais postagens que aleguem que a Covid-19 foi feita pelo homem nas nossas plataformas. Nós continuaremos trabalhando juntamente aos especialistas da saúde para continuar atualizando nossas políticas a medida que novos fatos surgirem”.
A notícia preocupa pelo fato de as plataformas do Facebook Group (além do próprio Facebook, o Instagram e o WhatsApp) serem as redes sociais mais usadas para espalhar desinformação. A decisão de Biden foi tomada após a agência de inteligência do governo americano descobrir que pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan adoeceram e foram hospitalizados em novembro de 2019.
Em fevereiro, o Facebook havia informado que começaria a remover as postagens com conteúdo que promova teorias sobre a COVID-19 ter sido criada pelo homem. A decisão havia sido tomada seguindo uma orientação da própria Organização Mundial da Saúde.