Destacando diversidade, Nike e Corinthians apresentam nova camisa principal do time
Design da camiseta busca retratar a quebra de barreiras que o time inspira em seus torcedores
Em sua nova campanha, o Corinthians destaca que sempre promoveu a diversidade abraçando milhões de torcedores, independentemente de raça, gênero, cor, etnia ou religião, sendo precursor em ampliar a voz das minorias e chamar a atenção de causas sociais que vão muito além dos campos. E é inspirado na quebra de barreiras que o time, em parceria com a Nike, apresentam a nova camisa principal para a temporada.
“Abrir portas, romper tabus, quebrar muros, desconstruir paradigmas, lutar contra os preconceitos, lutar pela democracia, resistir, incluir e defender uma sociedade mais justa são bandeiras defendidas pelo time que se orgulha de ter sido fundado por operários e escolhido pelo povo”, diz o comunicado.
Predominantemente branca, a atual gola polo dá lugar ao clássico design em gola careca preta, e as mangas também ganham detalhes em preto. A grande novidade são os elementos arrojados de design que compõem a camisa. Em uma extensa pesquisa, o time de desenvolvimento de produtos aliou a vanguarda corinthiana na luta pela quebra de barreiras à representação das rachaduras dos muros da cidade de São Paulo. O resultado são linhas e traços imperfeitos que trazem justamente essa sensação por toda a extensão da peça. A inscrição “Os Donos da Rua” está registrada na parte de trás da camisa, na altura da nuca. Ainda na parte de trás, leem-se dentro dos números as iniciais “SCCP”, estilizadas pelo artista visual e grafiteiro Thiago Icone K. O short é totalmente preto, com o Swoosh (logo da Nike) e os números em branco. Os meiões, predominantemente brancos, também trazem as iniciais estilizadas do clube.
“O Corinthians tem o seu valor aliado com a democracia. Quebrar barreiras, lutar contra tabus, preconceitos e estereótipos está no DNA do clube e no DNA da Nike. Queremos inspirar a torcida a quebrar as suas próprias barreiras e nos ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária”, explica Gustavo Viana, Diretor de Marketing da FISIA, distribuidora oficial Nike no Brasil.
A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto no meio ambiente. Com isso, a Nike afirma que desde 2010 desviou mais de 7,5 bilhões de garrafas plásticas de aterros com essa inovação.
Para a campanha, a Nike convidou os poetas do Slam, Kimani e Lucão para lançar o vídeo “Vai na Alma”. Assinado pela agência Wieden+Kennedy, o clipe também tem a participação de Monica Calazans (primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil), Sandro Testinha (presidente da Associação Social Skate), Thiago Icone K (grafiteiro), Adipe Neto (chef de cozinha), Lucas Mazzorchi (estilista), Derek Junior da Silva Gomes (soldador), Adriana Marto (ciclista), Jaciara Tamara da Cruz Pereira (passeadora de cachorro), João (zelador) e Victor Souza Ribeiro (a artista Emilia).