Cannes Lions 2021: Warner Music é premiada com GP de Creative Data ao criar playlists para terapia de fala
Brasileira "Código da Consciência" recebeu um Leão de Prata na categoria
A Warner Music venceu nesta terça (22) o Grand Prix de Creative Data no Cannes Lions 2021 com uma ação voltada ao público infantil. Criada em parceria com a Rothco, a campanha no caso envolveu a criação de playlists especiais para ajudar crianças a desenvolver a pronúncia de fonemas durante a terapia de fala no Reino Unido.
Batizadas de “Saylists”, as coletâneas no caso buscam reduzir a dificuldade de aprendizado durante o trabalho, conforme o procedimento envolve a repetição de sílabas, palavras e frases à exaustão. Disponibilizadas na Apple Music, as playlists foram resultado da análise de letras de mais de 70 milhões de faixas com padrões de repetição, com 173 sendo selecionadas pela Warner e a terapeuta Anna Biavati-Smith.
O resultado foram dez listas concentradas em sons de difícil pronúncia, incluindo “CH”, “D”, “F”, “G”, “K”, “L”, “R”, “S”, “Z” e “T” – todas facilitando o trabalho de aprendizado pelos pequenos a partir de canções de gente como Dua Lipa, Lizzo e Fatboy Slim. O projeto demorou dois anos para ser finalizado.
Enquanto “Saylists” agora aguarda os resultados do Titanium, o Brasil viu a campanha “Código da Consciência” acabar com um Leão de Prata da categoria. Idealizada pela AKQA São Paulo junto a diversas ONGs e instituições dedicadas ao combate à devastação das florestas, a ação envolveu a criação de um software gratuito e de código aberto para localizar áreas de invasão de máquinas na Amazônia.