Facebook quer sistema de buscas visuais na seção de compras do Instagram
Ideia é permitir que usuário pesquise produtos com a câmera e ganhe sugestões do app conforme o tipo de visual do produto buscado
O Facebook esta semana confirmou planos para implementar um sistema de buscas visuais para a seção de compras do Instagram. A informação foi dada pelo CEO Mark Zuckerberg em uma das recém-criadas Live Audio Rooms e confirmada depois no blog oficial da empresa, com ambos declarando que o projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento de ferramentas de busca a partir de câmeras.
A proposta do recurso é similar ao que já é feito hoje no Snapchat e no Pinterest, com Zuckerberg dizendo que as buscas visuais seriam utilizadas pela rede social para sugerir produtos à venda enquanto o usuário navega pelo app e permitir que o público buscasse itens a partir de registros da câmera. De acordo com o Engadget, o executivo chegou a afirmar que acredita que “as buscas visuais serão muito úteis em tornar as fotos do Instagram comercializáveis”.
Enquanto isso não acontece, porém, o Facebook também confirmou que o Facebook Shops em breve deve ser lançado no Marketplace e no WhatsApp, como mais uma parte do esforço de integração dos produtos da companhia. Anúncios de lojas também estão em desenvolvimento para possibilitar publicidade com base nas preferências individuais do público e permitir que pequenas empresas comecem a oferecer promoções e ofertas especiais no segmento.
O Instagram, enquanto isso, também deve ganhar expansões nos segmentos de avaliações e resenhas, permitindo que fotos e vídeos sejam publicados pelos próprios consumidores na hora de avaliar o pedido.