Diageo anuncia doação de parklets e kits bistrô para ajudar retomada de bares e restaurantes de São Paulo
Ação faz parte do Movimento Pró-Bar, projeto de apoio a estabelecimentos do setor que foram afetados pela pandemia
A Diageo na última quinta (24) anunciou a doação de 30 parklets e 300 kits bistrô para bares e restaurantes do estado de São Paulo. A ação faz parte da segunda fase do Movimento Pró-Bar, fundo global da companhia que busca apoiar o setor na fase de retomada perante o cenário de crise da pandemia, e procura oferecer aos estabelecimentos a possibilidade de tocar seus negócios em ambientes abertos.
Os kits no caso consistem de mesas bistrô, banquetas, bancos de madeira e kits de higiene compostos de máscaras e unidades de álcool em gel de 500 mL. Os parklets, enquanto isso, contam com a estrutura total – com direito a aquecedores, ombrelones e placas de acrílico – e atendem as diretrizes de ocupação de vias públicas do estado, com direito a limitação às 89 ruas aptas para sua recepção.
De acordo com a empresa, a proposta replica uma manobra ocorrida na Europa, onde vagas de automóveis e calçadas foram ocupadas por mesas, cadeiras e bancos para oferecer distanciamento entre as pessoas sem que os estabelecimentos deixassem de atender as mesmas. A tática se apoia em estudos do MIT e da Universidade da Oxford, que indicam que espaços abertos e bem ventilados são mais saudáveis e reduzem consideravelmente os riscos de disseminação da Covid-19.
“Queremos ajudar os bares e restaurantes fomentando novas alternativas para que possam operar de forma sustentável, tanto do ponto de vista sanitário quanto financeiro.” escreve a diretora de relações corporativas da Diageo, Daniela de Fiori, no anúncio; “Este setor emprega milhões de pessoas e está lutando bravamente para sobreviver ao período de pandemia”. A executiva confirma também que o fundo da empresa no país é de R$ 15 milhões, sendo que a maioria já foi aplicado na primeira fase do Movimento Pró-Bar em junho do ano passado.
De acordo com a Diageo, os bares e restaurantes interessados na doação poderão se inscrever no site oficial ação, onde terão as devidas orientações das regras para receber os parklets e kits – que incluem a apresentação de alvará de funcionamento e o status de operação desde antes de março de 2019. Aqueles que forem escolhidos pela empresa se tornarão embaixadores do manifesto do bar responsável.