YouTube vai transmitir Champions League feminina em todo o mundo
Acordo com a DAZN possibilita exibição gratuita de todos os jogos do campeonato pelos próximos dois anos, bem como a transmissão de 19 jogos nas temporadas 2023/24 e 2024/25
O YouTube anunciou nesta quarta (30) um acordo para a transmissão gratuita de todos os jogos da UEFA Women’s Champions League na plataforma pelos próximos dois anos. O negócio foi firmado não apenas com a entidade por trás do esporte na Europa como com o DAZN, que tem posse dos direitos de exibição pelos próximos quatro anos do principal torneio de clubes do continente.
O licenciamento acontece para todos os 61 jogos do campeonato entre 2021 e 2023 e exclui as rodadas de classificação para os grupos, além de não valer para a China e países do Oriente Médio e norte da África. Fora isso, porém, todo mundo poderá acompanhar as partidas pelo canal de YouTube do DAZN, que depois transmite os jogos das temporadas de 2023-24 e 2024-25 em sua plataforma de streaming.
Apesar de só garantir a completude da exibição do evento nos próximos dois anos, o YouTube ainda terá direito à exibição de 19 partidas por temporada nas duas edições seguintes da Champions League feminina.
De acordo com o anúncio oficial, este não apenas é o primeiro acordo do tipo para a Champions feminina como é aos olhos da UEFA um dos maiores acordos de exibição da história do segmento, parte da missão da entidade em expandir o acesso à categoria feminina e “inspirar a próxima geração de jogadores” – algo que ajudou a Pepsico a assinar acordo de patrocínio até 2025, por exemplo. A UEFA também afirma que desde 2019 centraliza os acordos de mídia e patrocínio do torneio para aumentar a receita de todos os envolvidos.
A organização também entende bem o potencial do streaming nesse jogo de crescimento. Basta lembrar o sucesso das últimas duas finais da Champions, exibidas no Facebook e alguns dos maiores eventos ao vivo da história da rede social.