Depois do Super Follow no Twitter, Instagram considera Stories “exclusivos” para asssinantes
Conteúdos dos "Exclusive Stories" seriam marcados com círculo roxo na rede social
Expandir as possibilidades de monetização da plataforma para acessibilidade parece ser o nome do jogo do momento nas redes sociais. O TechCrunch reporta que o Instagram explora a possibilidade de criar o “Exclusive Stories”, que como bem sugere o nome permite que criadores de conteúdo tornem alguns de seus Stories visíveis apenas para quem pague uma assinatura.
O recurso atualmente se encontra em fase de testes, com o desenvolvedor Alessandro Paluzzi acompanhando seu desenvolvimento no Twitter desde o último dia 21 de junho. Assim como o recurso de melhores amigos identifica Stories com a cor verde, as publicações “exclusivas” seriam identificadas como um círculo roxo a todos os usuários e, caso a pessoa não assine o Exclusive Stories daquela conta, ela seria notificada de que o conteúdo só pode ser acessado pela modalidade.
Além de corroborar papos recentes da companhia sobre explorar novas formas de monetização – o CEO Adam Mosseri em maio disse ao The Information que tinha interesse nessa modalidade especificamente – os Stories “exclusivos” de certa forma seguem os passos do Super Follow, que o Twitter começou a testar no fim de junho nos EUA e basicamente são tweets para assinantes. É uma tendência que parece derivada do Substack e da nova onda das newsletters, uma que o próprio Facebook já busca surfar desde janeiro de 2021 com o Bulletin.
O importante a ser dito agora, porém, é que este novo recurso do Instagram é algo que lembra muito mais um protótipo que um produto final, dado que a companhia só confirmou a veracidade dos screenshots a outros veículos e afirma que não há muito mais a ser compartilhado no momento.