Podcasts de entretenimento são os mais comentados no Twitter brasileiro
Estudo interno ainda revela que maioria dos usuários no país já escutam pelo menos um programa no formato
73% dos usuários do Twitter no Brasil consomem pelo menos um podcast. A informação vem de um novo levantamento feita pela rede social, que busca mapear o comportamento do público depois de um ano de crescimento recorde no segmento, tanto em ouvintes quanto em produção – de 2019 para 2020, o volume de projetos brasileiros na área aumentou 103%.
De acordo com o estudo da plataforma, realizado pelo seu time de insights e análise de marketing no país, o interesse maior desse público do app que se aventura pelo formato é o entretenimento. Com 63% dos entrevistados relatando ouvir podcasts para se aprofundar em temas que gostam, 63% dizem ouvir programas voltados a itens do segmento, com arte, história e cultura logo atrás na lista com 52%. Produções voltadas a negócios, economia, política e notícias chamam 42% da audiência na rede social, e podcasts de esportes, eSports e jogos despertam o interesse de 30% do público.
Em termos da relação específica entre Twitter e podcasts, a companhia afirma que 46% dos usuários que participaram do estudo declararam entrar na rede social para buscar recomendações e 38% procuram informações de programas e podcasters favoritos. Por outro lado, a descoberta de novos projetos e o ato de acompanhar conversas sobre produções que mais gostam são hábitos menos praticados no país, com apenas 32% dos entrevistados declarando esses interesses.
O estudo ainda revela detalhes em torno de hábitos e práticas dos usuários no consumo do formato, incluindo que 64% gosta de ouvir programas em casa, enquanto em outras atividades – 45% diz fazer isso enquanto resolve tarefas da casa, 33% enquanto jogam ou mexem no celular. 79% dos entrevistados dizem assinar pelo menos uma plataforma, com o Spotify sendo o mais acessado (57% escutam, 52% assinam) e o YouTube Music (20%, 10%) e Amazon Music (6%, 19%) completando o pódio.