Podcasts de entretenimento são os mais comentados no Twitter brasileiro

Podcasts de entretenimento são os mais comentados no Twitter brasileiro

Estudo interno ainda revela que maioria dos usuários no país já escutam pelo menos um programa no formato

por Pedro Strazza
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73% dos usuários do Twitter no Brasil consomem pelo menos um podcast. A informação vem de um novo levantamento feita pela rede social, que busca mapear o comportamento do público depois de um ano de crescimento recorde no segmento, tanto em ouvintes quanto em produção – de 2019 para 2020, o volume de projetos brasileiros na área aumentou 103%.

De acordo com o estudo da plataforma, realizado pelo seu time de insights e análise de marketing no país, o interesse maior desse público do app que se aventura pelo formato é o entretenimento. Com 63% dos entrevistados relatando ouvir podcasts para se aprofundar em temas que gostam, 63% dizem ouvir programas voltados a itens do segmento, com arte, história e cultura logo atrás na lista com 52%. Produções voltadas a negócios, economia, política e notícias chamam 42% da audiência na rede social, e podcasts de esportes, eSports e jogos despertam o interesse de 30% do público.

Em termos da relação específica entre Twitter e podcasts, a companhia afirma que 46% dos usuários que participaram do estudo declararam entrar na rede social para buscar recomendações e 38% procuram informações de programas e podcasters favoritos. Por outro lado, a descoberta de novos projetos e o ato de acompanhar conversas sobre produções que mais gostam são hábitos menos praticados no país, com apenas 32% dos entrevistados declarando esses interesses.

O estudo ainda revela detalhes em torno de hábitos e práticas dos usuários no consumo do formato, incluindo que 64% gosta de ouvir programas em casa, enquanto em outras atividades – 45% diz fazer isso enquanto resolve tarefas da casa, 33% enquanto jogam ou mexem no celular. 79% dos entrevistados dizem assinar pelo menos uma plataforma, com o Spotify sendo o mais acessado (57% escutam, 52% assinam) e o YouTube Music (20%, 10%) e Amazon Music (6%, 19%) completando o pódio.

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