Clubhouse vai sediar conversas exclusivas do TED
Organização terá salas de conversa exclusivas na plataforma e poderá negociar espaços de publicidade e parcerias sem intromissão da rede social
O Clubhouse anunciou no último domingo (11) uma nova parceria que deve ajudar a companhia a contornar a atual situação de queda drástica de popularidade, em movimento desde o começo de maio e após um início explosivo no fim de 2020. A rede social de áudio fechou negócio com o TED e vai promover conversas exclusivas da organização, famosa por suas palestras e entrevistas, em seu app.
De acordo com a companhia, os trabalhos já começam nesta segunda, 12 de julho, com uma sala batizada de “Thank Your Ass Off” e devem acontecer semanalmente ao meio-dia no horário de Brasília. O Clubhouse também declara que mais salas devem ser anunciadas nas próximas semanas, com todas sendo agremiadas no clube do TED na plataforma e a organização estando liberada para vender espaços publicitários e parcerias nos encontros – a rede social não terá direito sobre qualquer percentual destes acordos.
O negócio é fundamental para o Clubhouse considerando principalmente o alcance do TED no áudio. De acordo com o The Verge, desde o lançamento da divisão de áudio no ano passado o grupo mantém uma média de 1,65 milhões de downloads por dia de seus programas nos agregadores de podcast, com o diário Ted Talks Daily se tornando o segundo podcast mais ouvido de 2020 e ao redor do planeta no Spotify. Com salas exclusivas, o Clubhouse parece buscar uma forma de se beneficiar desta popularidade e retornar parte de sua audiência de volta para o app.
O movimento é crucial também por conta do crescimento do mercado e da concorrência, que vem sendo bastante agressiva na criação de conteúdo inédito. O Spaces do Twitter na semana passada fechou exclusividade sobre conteúdos oficiais da NFL na semana de draft, por exemplo, e o Spotify em tese também se movimenta para criar projetos atraentes no Greenroom.