Estudo da Microsoft mostra que 70% dos brasileiros adultos foram expostos a um golpe de suporte técnico

Estudo da Microsoft mostra que 70% dos brasileiros adultos foram expostos a um golpe de suporte técnico

Segundo a empresa, mensalmente ela recebe aproximadamente 6.500 reclamações de pessoas que foram vítimas de golpes de suporte técnico

por Soraia Alves
Microsoft-estudo
Imagem: Reprodução/Microsoft

Os golpes de suporte técnico são um problema global, de ligações telefônicas aos malwares, pop-ups ou outros ataques aparecendo para convencer os usuários de que seus computadores estão com algum problema. Segundo a Microsoft, mensalmente a empresa recebe aproximadamente 6.500 reclamações de pessoas que foram vítimas de golpes de suporte técnico. Houve uma redução em comparação à média de 13 mil reportes por mês em anos anteriores.

Os golpistas não tiram tiram vantagem da marca Microsoft, mas também fingem pertencer a outras empresas de tecnologia e prestadores de serviços de renome. Para abordar esse problema globalmente, a Microsoft contratou a YouGov para realizar uma nova pesquisa em 2021 em 16 países, e analisou os golpes de suporte técnico e o seu impacto nos consumidores. Essa é uma continuação de pesquisas semelhantes realizadas pela Microsoft em 2018 e 2016.

Os resultados mostram que no Brasil:

  • 70% dos adultos brasileiros estiveram expostos a um golpe de suporte técnico, 3 pontos a mais que em 2018 (67%). Apesar disso, os golpes que envolvem e-mails não solicitados diminuíram de 43% para 37%.
  • Houve um aumento de 5 pontos no número de pessoas que dão continuidade ao golpe (29%), o que também corresponde a um ligeiro aumento nas pessoas que perdem dinheiro (de 5% para 7%).
  • É menos provável que os consumidores confiem em contatos não solicitados e consideram cada vez menos provável que uma empresa entre em contato com eles dessa forma.
  • Os millenials confiam mais que outras gerações, sendo assim mais provável que deem continuidade a um possível golpe.
  • Acredita-se que as agências de proteção ao consumidor sejam as responsáveis por ajudar a proteger os consumidores dos golpes de suporte técnico.

Os resultados da pesquisa 2021 revelam que, globalmente, menos consumidores estiveram expostos a golpes de suporte técnico em comparação com a pesquisa 2018. O estudo também releva que as pessoas geralmente são mais céticas em relação às ligações de suporte técnico ou pop-ups, o que ajuda a evitar que sejam vítimas deste tipo de golpe. Entretanto, as pessoas que deram continuidade à interação de golpe tinham mais probabilidades de perder dinheiro com os golpistas do que os verificados na pesquisa anterior.

Os resultados mais interessantes da pesquisa referem-se à quantidade de consumidores que sofreram golpes de suporte técnico e a demografia dos consumidores que deram continuidade a interações fraudulentas. Alguns aspectos relevantes incluem:

  • 3 em cada 5 consumidores se depararam com um golpe de suporte técnico nos últimos 12 meses.
  • Um em cada 6 consumidores foi induzido a continuar com o golpe, levando as vítimas a perderem centenas de dólares para os golpistas.
  • Os millenials (pessoas de 24 a 37 anos) e a geração Z (18 a 23 anos) apresentam maior exposição aos golpes de suporte técnico.
  • Um em cada 10 millenials e um em cada 10 Gen Zers que se depararam com um golpe, foram enganados e perderam dinheiro.
  • Entre aqueles que deram continuidade a um golpe, o gancho mais comum durante a interação foram problemas com o computador (30%), seguido por senhas comprometidas (23%) e uso fraudulento de cartões de crédito, débito e departamentais (18%).

Segundo a Microsoft, a Unidade de Crimes Digitais (DCU – Digital Crimes Unit) da empresa está trabalhando para ajudar a combater o problema e estabelecendo parcerias com agências responsáveis pela aplicação da lei, fortalecendo sua tecnologia proprietária e educando os consumidores.

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