Na Bélgica, Burger King promete Whopper grátis a cada vez que atletas morderem uma medalha nas Olimpíadas
Iniciativa brinca com a pose icônica que grande parte dos atletas faz ao receber uma medalha
A nova campanha do Burger King na Bélgica aproveita a audiência dos Jogos Olímpicos de Tóquio para engajar os consumidores que estão acompanhando a competição. Com a ação “Whopper Medals”, a rede de fast-food promete dar um Whopper grátis a cada vez que atletas morderem uma medalha após a vitória em seu esporte.
A iniciativa brinca com a pose icônica que grande parte dos atletas faz ao receber uma medalha. Segundo o BK, para ganhar o burger gratuito o consumidor deve tirar uma foto ou printar a tela com a imagem de um atleta mordendo sua medalha. A imagem deve ser postada em uma rede social com a hashtag #WishItWasAWhopper.
A campanha é válida até o final das Olimpíadas, em 8 de agosto. O filme de divulgação, criado pela agência francesa Buzzman, cita que “desta vez, durante os jogos, você não terá inveja dos atletas. Eles vão invejar você”.
De acordo com a organização dos Jogos Olímpicos, a pose de morder uma medalha é, na verdade, um pedido que os fotógrafos fazem aos atletas. O ato em si é um resquício de uma antiga mania popular na qual as pessoas mordiam moedas de ouro para verificar sua autenticidade, já que o ouro é um “metal macio”, que deixaria uma leve marca da mordida.
Vale ressaltar que o Comitê Olímpico Internacional parou de conceder medalhas de ouro puro em 1912. A medalha pesa cerca de 400 gramas, mas apenas 6 gramas (1,5%) são de ouro. O restante da composição é uma mistura de prata e cobre.