Ferramenta do Zoom “esconde” usuários para melhorar foco de aulas online
É mais uma opção de controle a anfitriões para evitar comunicação paralela durante o ensino
O Zoom anunciou na última quarta-feira (11) uma nova ferramenta que soa ideal para o andamento de aulas virtuais tocadas na plataforma de videochamada. Batizada de “Focus Mode”, o recurso permite que o anfitrião veja todos os convidados mas não o contrário, com usuários só tendo acesso à câmera de quem sedia – seja a imagem da chamada, seja apresentações preparadas para a ocasião.
O “modo de foco” é flexível, apesar de todo o rigor. Embora enquanto ativado ninguém consiga se ver, a grade superior ainda é disponibilizada para que todos saibam quem está e não está na conferência, e os convidados submetidos podem ainda mandar reações em emoji durante a chamada.
Para professores, é uma solução e tanto, até porque facilita o trabalho de dar uma aula a uma classe sem se preocupar com comunicação atravessada – uma prática frequente em turmas mais jovens. O Zoom ainda garante que quem tiver interesse pode tornar o recurso mandatório, ou seja, só pode entrar na reunião quem se dispor a se submeter ao processo.
De acordo com a página oficial do recurso, o Focus Mode está disponível para todos os usuários desktop da plataforma, incluindo até mesmo quem não paga uma mensalidade ao Zoom. Recomendado a pequenos encontros – seja de família, seja de negócios – a ferramenta chega em um momento de uma nova alta de casos de Covid-19 por conta da variante delta, e a empresa confirma a ligação da disponibilização do recurso com a questão ao anunciá-la em meio a um post de dicas de como tocar aulas virtuais pela plataforma.