Mastercard vai eliminar tarja magnética de cartões a partir de 2024
Tecnologia que existe desde os anos 60 deve estar obsoleta nos produtos da empresa até 2033
A Mastercard anunciou uma mudança radical em seus cartões. Já a partir de 2024, a gigante dos pagamentos vai deixar de emitir cartões que fazem uso do sistema de tarja magnética para efetuar transações. A ideia é, aos poucos, substituir todos os seus cartões por modelos que façam uso de formas mais seguras de pagamento, como chips e pagamento por aproximação e sem contato.
A novidade fará da Mastercard a primeira empresa do segmento a eliminar completamente a tecnologia dos chips, que existe desde os anos 60. A mudança ocorrerá aos poucos, começando em 2024 e deixando de emitir totalmente cartões com o modelo antigo em 2029. A ideia é que a tecnologia esteja completamente erradicada em 2033.
Nos Estados Unidos, os pagamentos por chip ainda não foram adotados em massa pelos usuários, o que fará com que o país seja um dos últimos a adotar a mudança, com o plano de substituição começando apenas em 2027. Os usuários que possuem cartões com a tarja continuarão tendo seus cartões normalmente, mas quando estes expirarem, caso os clientes encomendem novos cartões, os modelos já virão sem a tecnologia da tarja magnética.
Os chips são a aposta das empresas de pagamento para ser a principal tecnologia dos pagamentos, mas as transações sem contato também tem se popularizado. Como nota o The Verge, as compras sem contato cresceram em 1 bilhão no primeiro quarto de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Mundialmente, 45% das transações no segundo trimestre deste ano foram sem contato.