Puma padroniza design de terceiras camisas de clubes europeus
Com nomes dos times no peito e patrocinador logo abaixo, uniformes buscam alinhar cultura do futebool com streetwear
A Puma gerou certo frisson na internet nesta quarta-feira (18) ao revelar um design padrão para os terceiros uniformes de uma quantidade considerável dos clubes europeus com os quais nutre parceria. Anunciado em evento virtual realizado no YouTube, o visual alinha os nomes dos clubes em uma faixa posicionada no peito dos jogadores, logo acima dos patrocinadores que estampam o tórax e com os emblemas dos times de “forro”.
O design será aplicado às terceiras camisas do italiano Milan, do inglês Manchester City, do espanhol Valencia, do alemão Borussia Mönchengladbach, do ucraniano Shaktar Donetsk, do turco Fenerbahçe, do russo Krasnodar, do holandês PSV Eindhoven e dos franceses Olympique de Marseille e Stade Rennais FC. Cada time conta com pequenas variações de cada um dos elementos, mas no geral preservam a estrutura básica.
De acordo com o MKT Esportivo, a ideia da Puma com os uniformes é integrar os clubes ao movimento Faster Football, que a marca usa para ultrapassar limites e inovar com novos produtos para o futebol a partir de expressões audaciosas da identidade de cada clube. No caso das camisas, a meta é reimaginar os kits com uma abordagem mais próxima do streetwear, e isso fica mais claro na posição do emblema, agora do lado da gola, e do próprio logo da Puma, centralizado na altura do peito.
No evento, o diretor sênior de design de futebol da companhia, Carl Tuffley, defendeu o conceito explicando que a Puma queria ver os uniformes “por meio de uma nova ótica”. “Queremos mudar as percepções de uma camisa de futebol convencional. Os terceiros uniformes são uma oportunidade de ousar, por isso queríamos reenergizar essas camisas e tomar um novo rumo.” declarou o executivo ainda.
Por aqui, os uniformes do Olympique de Marseille, Manchester City, Milan e PSV Eindhoven estão previstos para serem comercializados no e-commerce.