Apple cria aplicativo para coletar feedback silenciosamente e aprimorar Siri
Apenas usuários convidados podem participar de projeto que visa modernizar a assistente virtual da empresa
A Siri foi uma das primeiras assistentes virtuais das grandes empresas de tecnologia do mercado internacional. Mesmo que tenha surgido antes da Alexa da Amazon ou do Google Assistant, porém, a assistente de voz da Apple nem de longe possui a mesma qualidade seus concorrentes possuem. Pensando nisso, a Apple criou um aplicativo feito exclusivamente para coletar feedback sobre a Siri.
O Siri Speech Study só poderá ser acessado por usuários pré-selecionados da própria Apple. “O aplicativo permite que seus usuários enviem dados específicos para a Apple para que ela possa melhorar seu produto, e tudo será consentido para que não haja problemas com privacidade“, diz a empresa ao TechCrunch.
O software foi lançado para algumas pessoas dos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia e Taiwan. O Siri Speech Study está disponível desde o dia 9 de agosto, e recebeu uma atualização pouco tempo depois, no dia 18.
Como nota o Engadget, a Apple não está exatamente escondendo o aplicativo de todos, mas também não está divulgando. A ideia é, de maneira discreta, identificar formas de aprimorar a Siri sem que para isso precise admitir os erros no desenvolvimento do sistema até então. Não por acaso, a empresa optou por não abrir o Siri Speech Study para todos, e sim convidar especificamente quem ela gostaria que contribuísse com as melhorias da assistente.