Xiaomi planeja aposentadoria da marca Mi
Usada para facilitar entrada da companhia em mercados ocidentais, nome será substituído gradualmente pelo da Xiaomi em aparelhos e sistemas
Depois de dez anos construindo uma marca em torno do nome, a Xiaomi vai aposentar o termo Mi de seu catálogo de produtos. A informação vem da XDA Developers e foi confirmada pelo The Verge, que reportam que o plano da companhia chinesa é aos poucos extrair a terminologia tradicional dos lançamentos para incluir no lugar o nome da própria empresa. Isso inclui o Mi 11, smartphone que já deve chegar ao mercado como Xiaomi 11.
De acordo com um porta-voz, a ideia por trás da transição é de “unificar a presença global de marca” da Xiaomi enquanto a empresa “desliga o degrau de percepção” que separa a empresa dos próprios produtos. Enquanto deve demorar algum tempo para que a mudança ocorra em todas as regiões onde atua, a companhia também declara que a marca Redmi deve continuar existindo, de forma a distinguir a linha de alta performance da fabricante de sua mais acessível financeiramente.
Essa aplicação lenta se deve sobretudo ao alcance da marca original, que não apenas dá nome aos produtos como intitula os estabelecimentos e até os sistemas oficiais da Xiaomi. Lançada em 2011, a Mi por um bom tempo serviu à empresa para facilitar sua entrada nos mercados ocidentais por ser um nome de pronúncia mais fácil, mas agora que a fabricante é um dos grandes nomes do meio parece uma boa ideia mesmo remodelar o branding para refletir melhor sua presença.
Ainda assim, a transição é lenta por encontrar obstáculos físicos. Enquanto os sistemas e aparelhos já vão começar a passar de nome nos próximos dias, as lojas Mi seguem com esse título até segunda ordem.