Cientistas da NASA descobriram a duração perfeita para a soneca da tarde
Estudo aponta que o ideal é um cochilo que dure entre 10 e 20 minutos
Aquela sonequinha no fim da tarde para recuperar as energias é um dos hábitos mais comuns da rotina. Mas há sempre uma discussão acerca da duração desse descanso: afinal, o ideal é cochilarmos por 15 minutos? Uma hora? Meia hora? Bem, parece que os cientistas da NASA finalmente chegaram à resposta ideal.
O estudo foi feito com os próprios pilotos da NASA, e foi descoberto que um descanso de 26 minutos apresentou melhoras na concentração de até 54%, além de ter melhorado o desempenho deles em suas tarefas em 34%. A comparação foi feita justamente com os colegas de trabalho que não tiraram uma soneca.
“Sonecas levam a uma melhoria no humor, na atenção e no desempenho, bem como aprimora reações e memória”, afirmou Kimberly Cote, professora de psicologia e neurociência da Brock University ao Business Insider. que é coautora do estudo lado da pesquisadora Catherine Milner. “Sonecas mais longas te permitem ter um sono mais profundo, o que pode levar à inércia ao despertar”, alerta Cote.
O ideal, então, seria uma soneca entre 10 e 20 minutos. Assim, o corpo humano é capaz de receber os benefícios de desempenho e concentração, sem sofrer com a inércia resultante de se despertar de um sono um pouco mais profundo.