Com “A Lenda de Candyman”, Nia DaCosta é a 1° mulher negra a estrear filme no topo da bilheteria dos EUA
Com US$ 22,37 milhões, filme de Nia DaCosta perde apenas para "Uma Dobra no Tempo"; no Brasil, produção amargou quinta posição no lançamento
Além de surpreender nos números, o desempenho de “A Lenda de Candyman” nas bilheterias dos EUA neste final de semana entrou para os livros de história. Com US$ 22,37 milhões, o filme é o primeiro dirigido por uma mulher negra a liderar as vendas de ingresso no país entre a sexta e o domingo em sua semana de estreia.
Apesar do feito, o projeto comandado por Nia DaCosta ainda assim não é a maior bilheteria acumulada no lançamento por uma diretora negra. A continuação ficou pouco mais de dez milhões de dólares abaixo do desempenho de “Uma Dobra no Tempo” em sua estreia, quando o filme de Ava DuVernay acumulou US$ 33,1 milhões e terminou o fim de semana de 9 de março de 2018 atrás somente de “Pantera Negra” – então em sua quarta semana no circuito norte-americano.
Dessa forma, “A Lenda de Candyman” agora está à frente de “A Chefinha”, “A Fotografia” e “Queen & Slim” em termos de maiores aberturas de filmes dirigidos por mulheres negras nos EUA – um dado curioso, pois o top 5 com isso conta com 4 projetos distribuídos pela Universal Pictures.
Para a indústria, o desempenho de DaCosta é ainda uma surpresa positiva para um mercado em crise. Conforme o recrudescimento do número de casos de Covid-19 afastou o público estadunidense do circuito, as previsões iniciais de analistas apontavam que o filme poderia terminar o fim de semana com pouco mais de US$ 15 milhões, o que faz com que o desempenho real seja 50% superior às expectativas. “Candyman” ainda superou a concorrência de “Free Guy” e “Patrulha Canina”, dois títulos que vem rendendo acima do esperado no território.
São notícias boas para os EUA e bem a tempo da estreia de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, cujo desempenho no próximo fim de semana deve definir o rumo do calendário de Hollywood para o restante do segundo semestre. No restante do mundo, porém, a situação segue delicada, e a informação de que “Candyman” fez pouco mais de US$ 5.23 milhões em outros 51 mercados só reforça o grau de dor de cabeça da indústria no momento.
No Brasil, enquanto isso, o ComScore reporta que “A Lenda de Candyman” terminou o último fim de semana em uma pífia quinta posição, perdendo o posto de maior estreia do ciclo para “Infiltrado” – que também foi mal, aparecendo somente em terceiro lugar e atrás de “Free Guy” e “O Esquadrão Suicida”. Atualizaremos essa nota quando números oficiais forem divulgados.