Para garantir segurança dos pequenos, “Roblox” vai começar a verificar idade dos jogadores
Restrição por enquanto serve para novo recurso de interação do jogo e pede apresentação de documento oficial de identificação
O “Roblox” a partir desta terça-feira vai começar a verificar a idade de todos os jogadores a fim de garantir que certos recursos do jogo só possam ser acessadas por maiores de idade. O estúdio garante que o procedimento é opcional e não deve reter dados do usuário, mas será necessário para usar as ferramentas selecionadas e requer a apresentação de algum tipo de identificação.
De acordo com o The Verge, a restrição por enquanto só vale para a nova modalidade de chat do jogo, o Spatial Voice que o estúdio começou a lançar no início do mês e permite que as conversas nas partidas sejam mais próximas do real, mas mais devem ser adicionados com o tempo. Como a ferramenta está em fase beta, só quem confirmar que tem mais de 13 anos pelo sistema poderá usar a voz espacial antes da implementação final – mas ainda não está claro se depois disso qualquer usuário poderá brincar com ele.
O processo de verificação é mais complexo do que parece. Os usuários terão que subir um registro da identidade – que pode ser um cartão de identificação tradicional (aqui o RG), uma carteira de motorista ou um passaporte – e uma foto segurando o documento para evitar fraudes.
Ainda que tudo seja muito vago no momento, fica implicado na comunicação oficial que as ferramentas incluídas na ação são relacionadas a interação online. É algo que faz sentido considerando a composição do público do jogo: quase metade dos jogadores de “Roblox” hoje tem idade inferior a 13 anos, uma questão considerando todas as discussões sobre relações virtuais com as gerações mais novas e vindouras.