Não colou: Instagram rebatiza IGTV de Instagram TV
Instagram também vai permitir exibição de vídeos de até 60 minutos
Enquanto o Facebook sofre com a maior de todas as dores de cabeça com o testemunho da ex-funcionária Frances Haugen no senado dos Estados Unidos, o Instagram está reconhecendo a derrota do IGTV. A companhia nesta terça-feira (5) anunciou que a plataforma de vídeos não apenas será rebatizada de Instagram TV como perderá o seu principal trunfo para atrair o público da rede social: a exclusividade sobre o formato de vídeos de longa duração.
De acordo com o Instagram, o app principal agora é capaz de suportar vídeos de até 60 minutos (o equivalente do IGTV) e vai cortar o pedido de sempre de que o usuário “termine” a sessão no app secundário. Ao The Verge, um porta-voz da empresa confirma que o Instagram TV será um destino “para pessoas visitarem no intuito de assistir vídeos”, o que soa um pouco redundante quando tudo que sai lá em tese pode ser espelhado na plataforma maior.
A recuada faz sentido se considerar o efeito da competição com o TikTok no ecossistema do Instagram. Lançado em junho de 2018, o IGTV foi pensado sobretudo para competir com o YouTube, mas saiu dois meses antes do app da ByteDance ser disponibilizado para sempre e revolucionar o formato de vídeo para o vertical e em curta duração. Desde então, a concorrência forçou o Instagram e o próprio YouTube a criarem novas vertentes no estilo, o que no caso do primeiro resultou no Reels – que ganha todas as atenções da companhia desde então.
O problema do Instagram não é o IGTV, porém, mas a ausência de pagamentos consistentes a criadores de conteúdo no formato. Enquanto TikTok e YouTube tem projetos focados na monetização, o Facebook diz que até o fim de 2022 pretende pagar um bilhão de dólares aos usuários interessados, mas nada até o momento foi feito especificamente para o Reels – ou, no caso, o Instagram TV.