Electronic Arts considera renomear franquia "FIFA" e encerrar parceria com organização

Electronic Arts considera renomear franquia “FIFA” e encerrar parceria com organização

Pagamento anual de US$ 100 milhões à federação pode ser um dos motivos que impulsiona mudança

por Pedro Strazza
fifa-22-jogadores-mais-velozes_u4v6.h1280
Imagem: Divulgação

Dona da franquia dos games “FIFA”, a Electronic Arts estuda não renovar a parceria com a organização de futebol para o principal simulador do esporte no mercado. De acordo com a IGN, a informação foi veiculada pelo vice-presidente da divisão esportiva do estúdio, Cam Weber, durante a divulgação para imprensa do lançamento oficial da atual versão do jogo, o “FIFA 22”, e é visto sobretudo como a “exploração de uma ideia”.

“Conforme olhamos para frente, nós também exploramos a ideia de renomear nossos jogos globais de futebol da EA Sports” escreve o executivo no documento, que esclarece que isso não afeta a relação da companhia com ligas e clubes incluídos no game; “Isso significa que nós estamos revendo nosso acordo de naming rights com a FIFA, o que é algo separado de nossas outras parcerias e licenças com o mundo do futebol”. A parte mais interessante da declaração está na forma como Weber se refere ao jogo, agora chamado de um game de futebol da EA Sports.

Ainda que seja possível conectar a hesitação da companhia em renovar o acordo com os inúmeros escândalos de corrupção que envolveram a FIFA nos últimos anos, o Uol dá uma explicação um pouco mais plausível para o porquê da Electronic Arts considerar a manobra: dinheiro. O estúdio hoje paga US$ 100 milhões anuais à FIFA pelos direitos de uso do nome da organização, um montante que por acaso é a principal fonte de receita da federação. Com a crise econômica intensificada pela pandemia, a EA estaria atrás de formas de economizar.

É bom lembrar que uma medida dessas não é inédita para o estúdio. A franquia da EA voltada para o futebol americano, por exemplo, é batizada hoje de “Madden” ao invés de NFL, uma homenagem ao ex-técnico John Madden.

Enquanto Weber garante na divulgação que as discussões não envolvem afastar a franquia futebolística do comprometimento de simulador de futebol, a informação é circulada poucos dias depois da concorrente Konami lançar no mercado o “eFootball”, jogo sucessor do formato “Pro Evolution Soccer” adaptado como plataforma online única, com uma recepção bem desastrosa. Enquanto o adversário patina na busca para se descolar do formato, a Electronic Arts talvez esteja aproveitando a oportunidade de mudança para se desvencilhar de um “pedágio” bastante caro em uma de suas marcas mais lucrativas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link