Dove e Unicef lançam projeto para estimular confiança corporal de adolescentes no Brasil
O Topity é um espaço online que oferece gratuitamente experiências com games e conversas
Segundo o site da Dove, o projeto Dove pela Autoestima foi criado “a partir da visão de um mundo no qual a beleza é fonte de confiança e não de preocupação”. Na última quinta-feira (14), como parte dessa missão, a marca lançou, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), um espaço online chamado Topity. Ele combina game e conversa, propondo um ambiente seguro, interativo, confidencial e totalmente gratuito.
Desenvolvido pela Talk2U, uma startup tecnológica de impacto social, o chatbot pode ser acessado por meio do Messenger do Facebook e pelo WhatsApp. De acordo com comunicado da Unicef à imprensa, “o Topity tem como objetivo contribuir com a melhoria da autoestima de adolescentes e jovens, colocando-os como protagonistas da experiência, em um ambiente seguro, privado e livre de julgamentos, com uma conversa conduzida por inteligência artificial e 100% confidencial”.
Os responsáveis pelo projeto ainda afirmam que todo o conteúdo foi desenvolvido em parceria com especialistas, como psicólogos, além de contar com a participação dos próprios jovens. A ideia é que as orientações, de fato, contribuam e tragam resultado.
Na prática, para iniciar a conversa, cada um escolhe por quem será guiado: Gabriel ou Dandara, personagens que funcionam como anfitriões em todo a jornada no chatbot. Depois, basta definir sobre quais dos temas quer falar: Família e Amigos, Redes Sociais e Mídia ou Valorize seu Corpo. Então, a experiência se aprofunda, são oito desafios semelhantes a fases de videogame, mesclando conversas, tarefas, dicas e orientações.
Com o objetivo de entender o impacto do Topity na autoestima, um estudo-piloto com 1,7 mil adolescentes e jovens de 13 a 18 anos foi desenvolvido. Os resultados mostram que os maiores índices de autoestima e aceitação do próprio corpo são maiores naqueles que interagiram com o chatbot, em comparação com aqueles que não participaram.
Por fim, é importante destacar que todo o roteiro do Topity também foi desenvolvido a partir de estudos internacionais sobre imagem corporal de adolescentes e de consultas a esses jovens. No total, 681 meninos e meninas participaram dos 26 workshops realizados no Brasil, em diferentes regiões, de julho a novembro de 2019.