Amazon também desenvolve Clubhouse pra chamar de seu (mas com foco no rádio)
Serviço terá integração com a Alexa e vai permitir que usuários criem e distribuam seus próprios programas de rádio
O entusiasmo do começo do ano sobre o Clubhouse parece encerrado a essa altura do campeonato, mas isso não impede que clones do aplicativo de conversas em áudio continuem a surgir. O da vez vem da Amazon, conforme o The Verge reporta que a companhia prepara uma versão própria da plataforma com o nome provisório de “Project Mic”.
O site aponta que a meta maior da empresa com o novo produto seja “democratizar e reinventar o rádio”, com foco inicial nos EUA e a possibilidade dos usuários de criar e distribuir seus próprios programas no formato. Os projetos criados poderão ser ouvidos tanto no app oficial quanto em plataformas como o Audible, o Amazon Music, a Twitch e os sistemas da Alexa, com o último oferecendo recursos extras de interação. Há até planos iniciais de otimização do serviço para carros, e uma apresentação mostra sugestões de programas sobre temas como a NBA ou as músicas mais ouvidas do momento – o buscador mira uma localização fácil por temas, nomes ou músicas, enquanto isso.
Outro ponto importante do projeto é que o público poderá usar qualquer faixa presente no catálogo de músicas da Amazon Music para o projeto, um recurso bastante desejado quando os programas (ou podcasts, no caso do Spotify) permeiam o tema, mas o The Verge aponta que os 3 pilares do novo serviço serão a cultura pop, a comédia e os esportes. A companhia já tem planos de se reunir com celebridades e criadores para povoar o sistema com produções originais suficientes.
Vale notar que tudo no “Project Mic” pensa o áudio primeiro como rádio, uma diferenciação que pode vir a ser relevante para a empresa na hora de competir com concorrentes de peso como a Apple e o Spotify (que apostam pesado nos podcasts), além do próprio Clubhouse que se ensaia como rede social. É algo claro em especial com as capacidades de interação pela integração com a Alexa: não é só apenas consumir conteúdo, mas criar experiências coletivas via transmissão de ondas sonoras.