Com distribuição global, MUBI lança revista impressa
Edição física do Notebook terá periodicidade semestral e volume zero vendido a assinantes da plataforma

O serviço de streaming MUBI vai transformar em edição impressa o Notebook, seu veículo de ensaios e notícias sobre cinema. A companhia anunciou nesta quarta-feira (27) a edição zero da revista, que está prevista para ter duas edições ao ano e distribuição global do “volume” 0 apenas para assinantes. No Brasil, a publicação será vendida a R$ 80.
A previsão da MUBI é que a primeira edição chegue no segundo trimestre de 2022, o que implica que a revista Notebook terá uma periodicidade semestral. O objetivo maior é oferecer uma “curadoria diversa de textos, fotografias, traduções originais e outros conteúdos únicos” que ressaltam os fatores que tornam o cinema numa arte “excitante, comovente e relevante”. O trabalho editorial ficará a cargo de Daniel Kasman, que já cuida da versão online do projeto, e conta com Pablo Martin no cargo de diretor de criação e Davide Cazzarro como gerente editorial e de publicação.
Na divulgação oficial, Kasman escreve que a criação do veículo numa versão física foi motivada pela busca por alimentar a cultura cinematográfica. “Em um cenário de publicações limitadas e decrescentes sobre filmes, estamos novamente mostrando nosso compromisso com o vibrante mundo físico da produção, das idas ao cinema e da cultura cinematográfica com essa bela nova revista.” escreve.
Para o volume zero, batizado de “For the Cinema to Come”, a revista já tem confirmado uma conversa entre os diretores Mike Leigh e Emma Seligman, uma masterclass de Apichatpong Weerasethakul e um debate entre Wes Anderson e a editora da The New Yorker Susan Morrison. Além disso, uma coletânea de trechos traduzidos do livro “Seeing in the Dark: a Compendium of Cinemagoing”, de Yasujirô Ozu, e partituras da trilha sonora de “8 1/2” também estarão inclusos nas 132 páginas da publicação. Tudo em inglês, vale apontar.
Junto da edição, a MUBI confirma a distribuição de uma bolsa a todos que adquirirem o volume – confira abaixo.

Para os interessados (e que assinam o serviço), a revista já está disponível para pré-venda no site oficial. A previsão é que a revista seja distribuída em novembro em todo o globo.