Iza e Devassa celebram potência cultural das periferias brasileiras
Cantora se uniu a novos talentos para compor música em reality show da marca de cerveja
“Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto” fez sua estreia esta semana no Globoplay. No reality show, a cantora Iza, junto com a cerveja Devassa, do Grupo Heineken, se uniu a nove músicos das periferias brasileiras para cocriar uma canção, o que contou também com a participação de produtores e outros artistas renomados.
O seriado estruturado em quatro episódios apresenta de cara uma reflexão sobre as barreiras que os músicos da periferia têm para alcançar visibilidade, embora a música desenvolvida por eles esteja em ascensão. “Criatividade Tropical” segue com uma aula poderosa de Carlinhos Brown, que comenta sobre as origens do gênero pop no Candomblé e fala da cobrança pela estrutura linguística na música periférica.
Já no episódio final, o time escalado grava voz e instrumentos individualmente em uma sessão no estúdio Toca do Bandido, que fica no Rio de Janeiro. A faixa deve ser lançada pela Devassa nas plataformas de streaming junto com o videoclipe e é resultado de uma união de vário ritmos, como pagode baiano, afrobeat e funk carioca.
Os nove nomes escolhidos para participar da série, que foi idealizada pela agência HNK Lab e teve produção da Trace Brasil, foram a rapper Stefanie (SP), Leo Oliveira (BA) e Nanny Santos (BA), percussionistas, os violonistas Izandra Machado (RS) e Melk (MG), o contrabaixista Ítalo Viana (PB), o cantor e compositor Lukinhas “LK”, a atriz e compositora Sabrina Azevedo (RJ) e o cantor e compositor Rafael Rocha (BA) – ou seja, muitos lugares do Brasil criando juntos.
Além da representatividade em frente às câmeras, por trás das delas, um time de mulheres negras comandou as gravações, assim como a curadoria de talentos e a divulgação. Quem curtir o conteúdo disponível do Globoplay, vai poder ir além e acompanhar todos os bastidores e as novidades da série no site da iniciativa e no Instagram.