Plataforma “Ancestralidades” reúne informações sobre herança negra no Brasil
Espaço reúne biografias, fatos históricos, verbetes e mapeia organizações importantes para compreender as questões raciais negras no país
A plataforma “Ancestralidades” é uma iniciativa da Fundação Tide Setúbal e do Itaú Cultural e lançada nesta segunda-feira (08), a partir das 17h. Ela reúne biografias, fatos históricos, verbetes e mapeia organizações importantes para compreender as questões raciais negras no Brasil.
De acordo com o site Notícia Preta, além de fornecer conteúdo próprio, haverá um monitoramento de discussões com essas temáticas para agrupar outras informações. Em entrevista à Agência Brasil, Neca Setúbal, presidente do conselho da Fundação Tide Setúbal e idealizadora da proposta, afirmou que a ideia é criar “um espaço mais forte e consistente, que possa ser um hub [conector] que sistematiza esses trabalhos e que você jogue para os diferentes núcleos que estão dispersos”.
Setúbal acredita também que esse espaço pode servir como base de pesquisa, não só para estudiosos do assunto, mas para quem tem interesse na pauta: “É um tema que está perpassando toda a sociedade brasileira. Óbvio que está longe de mudar a chave, mas está perpassando a sociedade brasileira nos seus diferentes setores: nas empresas, nas escolas, nas universidades”, opina.
Outra frente importante da “Ancestralidades” são os cursos que serão oferecidos. Com o lançamento, acontecerão encontros mediados pelos conselheiros da plataforma – a escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana. As transmissões serão ao vivo e vão abordar os eixos do projeto, que são: democracia e direitos humanos; ciência e tecnologia; artes e culturais.
A primeira conversa acontece daqui a pouco, às 17h, com Eduardo Oliveira, filósofo e professor da Universidade Federal da Bahia. Para acompanhar, é preciso acessar à página do Itaú Cultural no YouTube.