Festival The Town vai ser o Rock in Rio em São Paulo com público de 600 mil pessoas
Com Rock in Rio e The Town, agora o grupo presidido por Roberto Medina tem um grande festival todo ano no país
Em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio Tangará, os organizadores do Rock in Rio apresentaram o novo megaevento do grupo: The Town. O festival acontecerá no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 02, 03, 08, 09 e 10 de setembro de 2023, e promete “celebrar a mistura de diferentes culturas e fascinantes histórias que se encontram nas constantes manifestações artísticas de São Paulo”.
A grosso modo, o evento será uma versão paulista e adaptada do Rock in Rio, e que preencherá a lacuna dos anos nos quais o festival carioca não acontece. Ou seja, com Rock in Rio e The Town, agora o grupo presidido por Roberto Medina tem um grande festival todo ano no país.
Segundo a organização, a primeira edição do festival vai reunir em torno de 600 mil pessoas em mais de 230 horas de música, com shows dos principais nomes da música mundial. Os brasileiros Iza e Criolo, que durante a coletiva apresentaram as músicas que são tema do festival, já são os dois primeiros nomes confirmados do lineup.
O evento conta com um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões, que garantirá a entrega da mesma qualidade do Rock in Rio, não só no que tange sua implantação, mas também na oferta de entretenimento e porte dos artistas escalados. A expectativa é que o festival movimente R$ 1,2 bilhão no estado de São Paulo já na primeira edição, além de gerar mais de 27 mil empregos.
Conceito e formato
The Town contará com 6 palcos e espaços que vão fazer a futura Cidade da Música – nome que Interlagos vai receber durante o período do festival – um encontro e celebração de diferentes movimentos culturais. Na cenografia, o local prestará homenagem à arquitetura e cultura da capital paulista, e também aos paulistanos de nascimento ou de coração. “Sonhava em fazer um evento em São Paulo, mas precisava ter a cara da cidade. É um enorme prazer e uma responsabilidade ainda maior idealizar e produzir um evento tão grandioso, um projeto único, à altura dessa grande cidade, que foi a inspiração para a criação de The Town”, diz Roberto Medina.
Pela primeira vez, uma área de 350 mil m² será utilizada por um evento no autódromo, que já recebe outros festivais como o Lollapalooza Brasil. “A grandiosidade dos números, os diversos espaços e tudo que estamos planejando em termos de palcos e atrações vão tornar The Town um evento onde todos vão querer estar, tanto as marcas quanto os fãs.”, diz Luis Justo, CEO de The Town e do Rock in Rio.
A ideia é que o festival tenha uma programação intensa. O palco Skyline é o maior do evento (88m x 30m) e tem o design inspirado em prédios emblemáticos da capital. A previsão é de quatro shows por dia, com a presença de grandes bandas nacionais e internacionais, incluindo a tradicional queima de fogos de artifício sincronizada, na abertura e no encerramento. Representando sua grandiosidade, o palco terá as medidas de .
O palco The One tem como inspiração a arte urbana de São Paulo, com o grafite como um dos principais representantes. A cenografia será realizada com contêineres e grafismos de diversos artistas locais. Neste espaço se esperam conteúdos exclusivos do festival, através de encontros e apresentações produzidas sob medida. Já o New Dance Order será dedicado à música eletrônica.
Prometido como o espaço com o maior número de selfies da Cidade da Música, a São Paulo Square virá inspirada na região em que a cidade foi fundada e vai reunir alguns dos seus principais ícones históricos, como a Catedral da Sé e a Estação da Luz, embalados ao ritmo de muito jazz e blues. Por fim, inspirado nos antigos galpões das fábricas da cidade, o palco Factory trará o mood da cultura urbana e terá performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap.
Além dos palcos, o evento contará com a Arena Metrópolis, espaço que abrigará um musical criado exclusivamente para The Town e que vai se espelhar no espírito do festival. Ao longo do dia, diversas sessões prometem impactar a plateia. E o City Market será o espaço gastronômico.
Assim como no Rock in Rio, a Heineken foi anunciada como patrocinador master do evento, bem como os primeiros media partners: TV Globo, Multishow e as rádios MIX, Rede MIX e 89FM.