Martin Scorsese vai dirigir cinebiografia do Grateful Dead para a Apple
Projeto também já conta com Jonah Hill no papel de Jerry Garcia
“Killers of the Flower Moon” ainda nem lançou e Martin Scorsese já engatou um segundo filme com distribuição pela Apple. O Deadline confirmou na última quinta-feira (18) que o diretor fechou negócio com a companhia para a produção de uma cinebiografia do Grateful Dead.
Além de Scorsese dirigir e produzir o longa-metragem, o projeto também já garantiu a participação de Jonah Hill como intérprete de Jerry Garcia, líder da banda de rock. O roteiro vai ficar a cargo de Scott Alexander e Larry Karaszewski, dupla que ficou conhecida pelo trabalho em cinebiografias como “O Povo Contra Larry Flint” e “Ed Wood” e, mais recentemente, voltou a ganhar o clamor popular com a primeira temporada de “American Crime Story”.
Ainda não se sabe exatamente qual é o escopo do projeto, mas fontes do Deadline afirmam que a Apple já teria os direitos para usar o catálogo completo de músicas do grupo no filme graças à participação da banda e seus gerentes nos trabalhos de desenvolvimento – incluindo Bob Weir, Phil Lesh, Mickey Hart, Billk Kreutzmann e a filha de Garcia, Trixie Garcia, que servem como produtores executivos. Vale notar que a produção será capitaneada pela Strong Baby de Hill, não a Sikelia Productions pela qual Scorsese fechou um acordo de produção com a Apple no ano passado.
Esta será a primeira vez que o diretor comanda uma cinebiografia de um grupo musical, o que é curioso dado sua recorrência em documentários musicais ao longo das décadas – o caso mais recente é o “Rolling Thunder Revue”, que lançou pela Netflix em 2019. Ao mesmo tempo, Scorsese já serviu como produtor executivo para um documentário sobre o Grateful Dead, o “Long Strange Trip” de Amir Bar-Lev, então o tema não é estranho ao cineasta.