Sony e Marvel criam TikTok do Clarim Diário para divulgar novo filme do Homem-Aranha
J.K. Simmons e Angourie Rice devem alimentar perfil nas próximas semanas com muita "cobertura" da revelação da identidade do herói
Falta pouco menos de um mês agora para a estreia de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” e, enquanto o público frita com as promessas oferecidas pelo filme, a Sony Pictures e a Marvel Studios buscam formas de divulgar a produção que parece se vender sozinha. Isso inclui alimentar as redes sociais e criar um perfil no TikTok, claro, mas dessa vez os dois estúdios decidiram fazer diferente.
No fim da última terça-feira (23), os dois estúdios estrearam na rede social um canal oficial do Clarim Diário, jornal recorrente das histórias do herói que neste filme tem um papel maior por introduzir o retorno do personagem de J.J. Jameson, vivido de novo por J.K. Simmons – há também um site oficial, mas ele só redireciona pro perfil. Até o momento, Simmons e Angourie Rice (intérprete de Betty Brant) aparecem nas três publicações da conta, que brinca bastante com o desfecho do filme anterior da franquia.
Além da historinha divertida dos vídeos (que basicamente acompanham Brant virando uma estagiária do jornal e descobrindo que não é paga), o canal também deve alimentar a divulgação do filme na plataforma na forma de viral. No terceiro post, a Sony disponibilizou um “kit para jornalistas iniciantes” que vai permitir aos usuários “ajudar” o Clarim alimentando teorias de conspiração e reportagens do Homem-Aranha – bom lembrar, o jornal nessa versão tem um viés no Info Wars e logo é a versão aguada de um site reacionário.
Agora é saber como a Sony e a Marvel irão alimentar o perfil nas próximas semanas e construir essa interação com os seguidores, mas a iniciativa já se diferencia de muitas outras no TikTok por efetivamente tentar uma relação diferente com o público da plataforma para divulgar o filme. Até aqui, estúdios vem seguindo caminhos de marcas e preferindo abraçar o aplicativo pelo viés dos desafios – ou seja, campanhas mesmo.