Retrospectiva 2021 do Spotify ganha seções dedicadas a artistas e podcasters
É o quarto ano da área para músicos e a primeira para podcasters
A última quarta-feira (1) foi marcada nas redes sociais pela enxurrada de pessoas compartilhando a sua retrospectiva anual no Spotify, conforme o serviço de streaming disponibilizou a todos os usuários sua famosa seção de fim de ano. Para além dos dados liberados aos ouvintes de música e podcasts, porém, a companhia também lançou no dia de ontem um hub exclusivo a criadores de podcast e artistas musicais que carrega para o outro lado a experiência de fim de ano do serviço.
Disponível tanto para o Spotify for Artists quanto para o Spotify for Podcasters, a área também faz um balanço do desempenho do músico ou do podcast durante os últimos meses. É a quarta vez que acontece para artistas e a primeira para podcasters, com 31 idiomas entre as opções e o mesmo sistema de cards para compartilhamento nas redes sociais em todos os formatos.
Como com o público, os cards contemplam informações da conta em 2021 mas com olho no consumo por outros, incluindo a quantidade de horas ouvidas, o percentual de crescimento no número de seguidores e até as faixas mais escutadas. Para os podcasts, isso se traduz para conteúdo de redes em 3 cards no esquema abaixo:
A experiência do hub vai além do consumo nas redes sociais, porém. Na página de podcasters, por exemplo, o Spotify informa na retrospectiva dados como o horário habitual de consumo dos programas pelo público, os países em que a produção está mais popular e até a quantidade de ouvintes que escutaram todos os episódios lançados. Já os músicos ganham acesso a informações relacionadas ao uso das canções no streaming (como padrões de sentimento e gênero associados) e o número de playlists em que suas faixas foram adicionadas.
As retrospectivas podem ser acessadas aqui para artistas e aqui para podcasters.