Controlado via internet, braço robótico vai construir monumento de luz em ação viral de “Halo: Reach”
Toda vez que a Microsoft lança um título da série “Halo”, também investe em algum tipo de campanha online/viral. O sucesso do marketing de “Halo 3” foi o reconhecimento desse esforço, que acontece desde o primeiro título da franquia.
Para o novo “Halo: Reach”, que será lançado em 14 de setembro, não é diferente. A ação para promover o game vai permitir, basicamente, que as pessoas “construam” um monumento – em homenagem ao Noble Team, personagens do jogo – feito de luz controlando um braço robótico remotamente.
Eu explico: Em um estúdio, em algum lugar desconhecido, está o robô Kuka KR 140. É do mesmo tipo usado em linhas de montagem de automóveis ou então em parques temáticos.
Através do Facebook, você poderá escolher um dos 54 mil pontos de luz que formam o monumento. O robô então vai até esse local e uma camera registra o movimento. É como um tradicional desenho ponto a ponto, mas aqui reinventado de maneira high tech.
A Microsoft espera ter muito mais que 54 mil pessoas colaborando com a ação, portanto, cada ponto de luz vai se apagando lentamente depois de ter sido escolhido por alguém. Dessa maneira, será necessária a participação constante dos usuários para manter a estátua de luz acesa e completa.
O site Remember Reach, onde tudo poderá ser acompanhado, deve entrar no ar nessa segunda-feira. No vídeo abaixo, você pode ver os bastidores e a explicação da tecnologia por trás da ação.
O resultado promete ser bem interessante, mas eu fico imaginando essa ideia sendo tida e explicada em uma reunião. “Olha amigo, vai funcionar assim: um braço de robô vai construir um monumento com pontos de luz através do controle das pessoas via internet. Ok? Assina aqui o cheque e não faça perguntas.”