Natura lança quiz para ajudar na escolha dos presentes de Natal
Experiência pode ser acessada nas versões desktop, mobile e via assistente de voz do Google
Pensando em ajudar os consumidores na missão de presentear quem se ama no Natal, a Natura lançou o “Quiz de Natal Natura”, ferramenta para ajudar clientes e Consultoras de Beleza Natura a escolher o presente natalino ideal de acordo com o perfil de quem vai recebê-lo e dentro da faixa de preço desejada.
A experiência pode ser acessada tanto nas versões desktop e mobile quanto via assistente de voz do Google. Para fazer o “Quiz de Natal”, basta acessar o site da Natura ou este link. O usuário é convidado a escolher o perfil de quem será presentado – como parceiro, familiares, amigos ou até mesmo alguém que merece o seu agradecimento este ano – e a intenção que deseja transmitir com o gesto – surpreender, encantar, agradecer ou impressionar, por exemplo. Para garantir que a escolha será acertada, o questionário inclui também uma pergunta sobre as preferências de lazer do presenteado, como viajar, estar em contato com a natureza ou frequentar lugares especiais. Já para fazer o quiz na modalidade de voz, no Google Assistente, basta ativá-lo ao dizer “Ok, Google, falar com Presentes Natura”.
Finalizado o quiz, o cliente ou Consultora tem acesso a uma lista personalizada de presentes no site da Natura com as opções que mais se adequam ao perfil traçado. Para tornar a jornada ainda mais completa, a Natura possui, no site, a funcionalidade Embrulha para Presente – o mimo é enviado já com cartão e embalagem personalizadas.
“Presentear sempre foi uma forma de demonstrar afeto e, após um ano de distanciamento, ganhou um significado ainda mais especial. É uma simbologia muito forte de reconexão com o outro. Nesse sentido, pensamos em criar uma solução que ajudasse as pessoas a tornar a missão de escolher os presentes, que para alguns, muitas vezes, pode ser desafiadora, em um momento leve, fácil e descontraído”, afirma Erica Vieira, diretora global de Presentes na Natura.
Apesar do “Quiz de Natal” ser novidade, esta não é a primeira vez que a empresa aposta na tecnologia de voz para aprimorar a jornada de compra e venda de clientes e Consultoras de Beleza. Desde 2019, a Natura decidiu estruturar uma estratégia para entender e aprender formas de conectar essa tecnologia com o negócio, cujo primeiro movimento foi lançar ao mercado uma experiência de meditação na Alexa, assistente de voz da Amazon, que então chegava ao Brasil.
“A experiência foi 100% desenvolvida pelo nosso time interno e, além de na época ter sido o nosso primeiro passo desbravando o mundo da tecnologia de voz, nasceu com o intuito de ampliar o cuidado com a saúde mental. Fomos a primeira empresa brasileira a lançar uma experiência global para a Alexa”, destaca Luciano Abrantes, Chief Technology Officer (CTO) e Inovação Digital de Natura &Co América Latina.
Em 2020, com a chegada da pandemia, a Natura registrou um crescimento de cerca de 252% no número de sessões e 970% de incremento no número de usuários em comparação com 2019, o que também motivou a empresa a ampliar a experiência para o Google Assistente, em diferentes idiomas. “É interessante destacar que com esse lançamento conseguimos chegar a regiões em que a Natura ainda nem tem presença de marca, como o Japão”, conta o executivo.
Depois da experiência e do app Meditação Natura, a empresa evoluiu para lançar o comércio por voz, que se desenha como grande oportunidade para tornar a jornada de compra mais rápida, simples e acessível. A ferramenta é ativada ao dizer “Ok Google, falar com Natura” e permite ao usuário realizar busca por produtos, adicioná-los ao carrinho e finalizar a compra com pagamento via boleto ou cartão de crédito, tudo dentro do próprio Google Assistente.
“Nosso voice commerce tem sido um laboratório de teste e exploração, tanto do ponto de vista técnico – como no desenvolvimento, manutenção e evolução da experiência -, quanto na identificação e análise do comportamento do consumidor que o utiliza. Neste momento, estamos trabalhando para que a tecnologia de voz na Natura possibilite experiências ainda mais fluidas, facilitando a vida dos nossos públicos e interação com a nossa marca, tornando-se mais um canal de venda e de relacionamento para a Natura”, finaliza Luciano.