“Por Dentro do Metaverso”: Adidas e os desafios das marcas em chegar ao metaverso
Empresa lança nesta quinta-feira seu primeiro drop de NFTs vestíveis e produtos físicos no mundo virtual
A marca adidas Originals já é consolidada quando se fala em moda e artigos esportivos. No entanto, agora, os novos projetos da empresa chegam também ao metaverso e ao mundo dos tokens não fungíveis. O grupo lança hoje (16) seu primeiro drop de NFTs vestíveis e produtos físicos chamado “Por Dentro do Metaverso”.
Segundo comunicado da adidas, esse espaço digital permite acesso a roupas virtuais para o universo game em blockchain do The Sandbox e outras plataformas, além de peças “reais” para combinar, como a releitura do icônico gorro laranja de Gmoney, um casaco de moletom com capuz e um agasalho.
Um NFT da coleção Bored Ape Yacht Club, chamado Indigo Herz, também foi adquirido para se juntar a uma das comunidades mais fervorosas do espaço NFT. A marca celebra essa colaboração apresentando Indigo Herz, Gmoney e CryptoPunk Courtney vestidos com os looks da coleção no volume 2 da série em quadrinhos em NFT Punks Comics.
Em videoconferência com o B9, Erika Wykes-Sneyd, vice-presidente de comunicação da adidas Originals, e Tareq Nazlawy, diretor sênior de crescimento digital, falaram sobre essas parcerias, os desafios para implementar projetos no metaverso e como a experiência tem sido importante.
“Já estávamos olhando para este espaço há um tempo, mas, como marca, decidimos nos aventurar em março de 2021. Inicialmente, começamos a nos perguntar o que fazer: receber bitcoins como pagamento? Mas entendemos que as possibilidades eram maiores, pois o metaverso reúne indivíduos criativos, investindo sua energia em criações originais!”, comenta Erika.
O projeto com o Yuga Labs e o Bored Ape Yacht Club traduz exatamente o pensamento de Erika. Ela acredita que investir nos NFTs é uma oportunidade de a Adidas trabalhar com esses artistas e continuar propagando a mensagem de que seus produtos são “originais”, mesmo após mais de 70 anos de existência.
“Desejamos trazer colaboradores que dividam os mesmos valores da marca e nos ajude a construir esse novo espaço. Que seja aberto, inclusivo, colaborativo e um espaço legal de pertencer”, completa.
No caso do The Sandbox, em que o objetivo é desenvolver o Adiverso, metaverso da adidas, Tareq explica que o primeiro pensamento sobre recorrer ao terreno virtual foi “o que poderia ser mais excitante em participar do metaverso senão convidar as pessoas a fazerem parte disso também?”.
Segundo Nazlawy, o The Sandbox está rodeado de uma comunidade vibrante de criadores e que funciona como um espaço em que todos podem construir juntos o Adiverso: “Enquanto nós estamos produzindo e idealizando projetos aqui, o mesmo está acontecendo lá no Adiverso”, diz.
Erika Wykes-Sneyd e Tareq Nazlawy afirmam que entre os desafios das iniciativas envolvendo o metaverso esteve a apresentação desse ambiente para profissionais mais conservadores. No entanto, ambos ressaltam que todos compreenderam a necessidade de um novo canal para se aproximar do público, especialmente durante essa realidade pandêmica.
Os NFTs já estarão à venda na sexta (17) em adidas.com/metaverse e custam 0,2 ETH, criptomoeda da rede Ethereum. Os vestíveis virtuais e físicos estarão disponíveis aos proprietários do NFT “Por Dentro do Metaverso” em 2022.