Shutterstock lança relatório com tendências de cores para 2022
Uma novidade deste ano é a identificação da cor de melhor desempenho em campanhas publicitárias
A plataforma criativa Shutterstock apresenta sua versão 2022 do “Relatório Anual de Tendências de Cores”. Para isso foram analisadas milhões de imagens baixadas na plataforma, além de dados de tonalidades de pixels individuais em todo o mundo, a partir dos quais se identificou as três cores com crescimento de uso mais rápido, bem como as tendências favoritas de 20 países.
Uma novidade no relatório deste ano é a identificação da cor de melhor desempenho que leva às maiores taxas de cliques e conversões em campanhas publicitárias. Ou seja, essa se torna mais uma ferramenta artística para produzir peças que estejam alinhadas ao gosto do público.
A Shutterstock.AI analisou centenas de bilhões de bits de dados criativos de anúncios digitais ao longo dos anos e percebeu que tons de verde são o esquema de cores considerado mais “clicável” pelos profissionais de marketing e anunciantes.
O relatório também prevê tendências mais discretas, minimalistas e suaves em comparação aos anos anteriores. Nada muito chamativo, sem realces em neon, nada artificial. “Serenidade” é a palavra-chave em 2022 quando o objetivo é selecionar cores, já que os dados mostram os designers indo em direção a tons mais calmos e para longe de tons intensos. O “trio sereno” de cores que definem a estética para 2022 é:
Coral Sereno (#E9967A)
Violeta Veludo (#800080)
Rosa Pacífico (#DB7093)
Segundo Flo Lau, diretora de criação da Shutterstock, “em 2021 houve um acerto de contas com tudo de pesado que o ano trouxe. Agora, marcas e agências em todo o mundo estão adaptando suas paletas de cores para acalmar e evocar estabilidade e equilíbrio”.