Wikipédia decide não classificar NFT como arte
Posicionamento dos editores deixou os entusiastas das criptomoedas revoltados
Um debate polêmico dividiu opiniões recentemente: editores da página da Wikipédia dedicada às vendas de arte mais caras feitas por artistas vivos questionaram se a imagem de US$ 69 milhões de Beeple (Michael Joseph Winkelmann) ou o NFT de US$ 91,8 milhões do designer conhecido como Pak deveriam entrar na lista.
Alguns defenderam que os NFTs eram tokens, e não as obras de arte propriamente ditas, embora outros discordassem. Eventualmente, cinco dos seis editores da página votaram para não incluir NFTs na lista.
“A Wikipédia realmente não pode decidir o que conta como arte ou não, e é por isso que colocar NFTs, arte ou não, em sua própria lista torna as coisas muito mais simples”, disse um dos editores.
Segundo o DesignTAXI, no entanto, os entusiastas de criptomoedas, bem como o único editor que votou diferente dos colegas, não ficaram muito felizes com a decisão. Ele apontou que grandes publicações, incluindo o New York Times, se referem a Beeple como o “terceiro artista mais vendido vivo” depois que ele se destacou com a venda da obra “Everydays”.
“A Wikipédia funciona a partir de precedentes. Se os NFTs forem classificados como ‘não arte’ nesta página, eles serão classificados como ‘não arte’ no restante da Wikipedia”, argumentou Duncan Cock Foster, estagiário do aplicativo de criptomoedas Gemini. “A Wikipédia é a fonte global da verdade para muitos ao redor do mundo. As apostas não poderiam ser maiores!”, completou.
Foster levou o assunto tão a sério que, de acordo com o Artnet News, ele pediu que a comunidade de criptomoedas “se reunisse e deixasse os editores da Wikipedia” saberem que as NFTs deveriam ser consideradas arte. Griffin Cock Foster, cofundador da Nifty Gateway, concordou com seu irmão gêmeo: “Nem todos os NFTs são arte – afinal, é um meio flexível – mas muitos são 100% arte. Tome uma atitude e espalhe a palavra!”, pediu.
No momento, a decisão da Wikipédia permanece, mas os editores concordaram em voltar a debater o assunto em breve.