YouTube Originals chega ao fim após seis anos
Robert Kyncl, diretor de negócios, reforça o compromisso com os programas em andamento, mas confirma a descontinuidade do projeto
O YouTube, plataforma de propriedade do Google, anunciou nesta terça-feira (18) que está encerrando sua equipe de produção de conteúdos originais, o YouTube Originals.
Segundo a Variety, uma notícia de que Susanne Daniels, chefe global de conteúdo original do YouTube, deixaria a empresa em março deste ano começou a circular e logo foi confirmada. A informação é de que, em breve, a plataforma vai financiar apenas programas que fazem parte de seus fundos “Black Voices” e “YouTube Kids”, conforme detalha o comunicado do diretor de negócios Robert Kyncl.
Ele cita o crescimento do “Programa de Parceiros” para compartilhamento de receita de anúncios, que chegou a dois milhões de participantes. Kyncl diz ainda que “agora, nossos investimentos podem ter um impacto maior em ainda mais criadores quando aplicados em outras iniciativas”.
Em mensagem publicada no Twitter, o diretor reforça, porém, que honrarão o compromisso com os programas que já estão em andamento, cujos criadores serão convidados a conversar nos próximos dias.
Quando o YouTube Originals surgiu, em 2016, o objetivo era participar concorrer a uma espaço no universo dos strreaming de assinatura. Mas as perspectivas mudaram e, a partir de 2018, o YouTube eliminou sua lista de séries de TV e filmes desenvolvidos com roteiro, e vários de seus projetos seguiram para outros canais: “Cobra Kai” foi para a Netflix; “On Becoming a God In Central Florida” foi para Showtime; e “Step Up” foi adquirido pela Starz.
Naquele momento, Daniels e sua equipe passaram a se concentrar nos conteúdos não roteirizados em três áreas diferentes: música, celebridades e originais focados em criadores e programação educacional. Agora, o YouTube também encerra seus esforços nessas áreas.