Ping: Apple lança sua própria rede social musical dentro do iTunes 10
Além do anúncio da nova linha de iPods, iOS 4.1 para iPad e a nova Apple TV, Steve Jobs mostrou hoje o iTunes 10. Eu sei, aí você pensa: Lá vem a Apple de novo com mais uma das 512 atualizações do iTunes por semana.
Mas dessa vez não é só isso. E também não é apenas a mudança do logo, que virou uma bolota azul e disse adeus ao CD que fazia parte do ícone. Steve Jobs também anunciou a Ping, uma rede social de música.
Imagine que você mistura conceitos e ferramentas do Facebook e do Twitter, joga lá dentro o mastodôntico catálogo de músicas do iTunes, e bate tudo de uma vez até atingir o ponto. No Ping você pode seguir outros usuários do iTunes, incluindo artistas e amigos, para saber o que eles estão ouvindo. Com base nessas informações, cria rankings personalizados e sugere músicas para compra – prepare o seu cartão de crédito.
Você pode compartilhar vídeos, fotos, comentários e músicas – todas podendo ser comprados com apenas um clique. O Ping também mostra shows futuros, que acontecerão na sua cidade, com base no seu gosto musical.
O iTunes tem hoje 160 milhões de usuários e já vendeu mais de 11.7 bilhões de músicas. Seria o fim do MySpace e Last.fm?