Cardíacos, passem longe do cinema

Cardíacos, passem longe do cinema

por Carlos Merigo
Cardíacos, passem longe do cinema

Mexer com obras fundamentais é sempre como cutucar um vespeiro. Quando essa obra é o cult do terror “O Massacre da Serra Elétrica” (1974) de Tobe Hooper, então acredite, você vai mexer com o animos de muita gente.

A fotografia suja, que dava um toque documental ao filme, a câmera que parecia controlada por alguém fugindo do próprio Leatherface, o cara-de-couro. Brutalidade. Sadismo. Tudo isso elevou “O Massacre…” de Hooper a um clássico trash incomparável, a base do terror moderno.

Tá, mais alguém sempre quer mexer no que está quieto e as chances de tudo virar merda são invariavelmente imensas. Pois é, mas mordeu a língua quem disse isso. “O Masscre da Serra Elétrica” (2003) (sim, demorou dois anos para estrear no Brasil) não só é tão vil e brutal quanto o original, como transpira modernidade num visual absurdamente fantástico.

Por essas e outras coisas que não podemos classificar o filme de Mascus Nispel de um remake do original, está mais para uma continuação. Porque um é um, e outro é outro. Se é que vocês me entendem. Muitas cenas memoráveis do filme de 1974 não estão lá, mas muitas outras referencias estão.

A fotografia e a direção de arte do filme são excelentes. A começar pelo material gráfico (me recuso a colocar aqui a pilha de merda fresca feita pela Europa Filmes em cima do material original), o pôster é lindo e ameaçador. O trailer de “O Massacre…” é um dos melhores que já vi em anos. Não canso de revê-lo.

O entardecer na estrada, quando os cinco estão se dirigindo ao show do Lynyrd Skynyrd (bom gosto dos caras) e encontram a caronista, resulta em cenas visualmente belas. Mas a beleza acaba logo, dura até conhecermos o mundo sádico da família Hewitt (Sawyer, na versão original).

Ambientes fechados, imundos, fétidos, com pedaços de corpos espalhados pelos cantos e canos que vazam água o dia inteiro. Um verdadeiro açougue humano. Assim são os lugares que você, como espectador, dará um passeio durante o filme. Some-se a isso o fato de que não parece ter uma única pessoa normal num raio de 100 km. Sim, agora você está começando a entender o espírito da coisa.

A primeira aparição de Leatherface é de fazer o coração ir parar na garganta. Confesso que quase quebrei o encosto do cinema algumas vezes, pois os sustos aqui não são do tipo “Ó, levei um susto…” e sim do tipo “Caralhooooooo. Puta que o pariu dos infernos!!!”. Eu olhava para saber se as pessoas das poltronas de trás estava rindo de mim, mas não, com aqueles olhos arregalados delas, definitivamente não.

Claro que o filme logo vira aquela velha correria do tipo gato-e-rato, mas mesmo assim continua sendo como todo filme de terror deve ser. Suspense, medo, vísceras e um maluco com vontade de destroçar tudo o que vier pela frente.

As cenas da perseguição no varal, na fornalha e no frigorífico são claustrofóbicas e brutais. Leatherface é definitivamente um cara de dar medo em qualquer um, não é como esses seriais-killer-teens atuais, que querem ser James Bonds do terror. Que nada, em “O Massacre…” o que vale é pegar uma serra elétrica e fatiar o elenco em pedaços, nada de planos mirabolantes.

Eu paguei o ingresso, sofri o tempo todo e mesmo assim gostei. Se você não gostar do filme, pelo menos vai poder ver a Jessica Biel correndo com uma camiseta branca molhada e com o abdômen a mostra o tempo todo. Levei susto pra caramba e me apaixonei pela Biel, o que mais posso querer de uma tarde de sábado?

Vote no Brainstorm #9 Clique aqui para votar Brainstorm #9 no Ibest 2005 para TOP3. Você concorre a um Peugeot 0km.

tags:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link