Tome Gotham City de volta. Vote Harvey Dent.
Com a morte de Heath Ledger, a campanha publicitária e o ARG do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas” voltou-se para outro personagem da história: Harvey Dent, o candidato a promotor público de Gotham City, que futuramente se transformará no Duas Caras.
Essa mudança de postura já tinha sido anunciada há algum tempo, mas apenas nos últimas dias surgiram novos sites e ações que estão divulgando a campanha política de Harvey Dent. Começou com ligações vindas do número 1-000-000-0000 para pessoas que participam do ARG, além de jornalistas e blogueiros selecionados. Quem liga é o próprio Harvey Dent (com uma mensagem pré-gravada na voz do ator Aaron Eckhart), pedindo apoio para combater a criminalidade em Gotham City. Ouça a mensagem aqui.
No site IBelieveInHarveyDent.com, o candidato a promotor está organizando uma mobilização para salvar Gotham, e pede a participação dos visitantes através do envio de fotos e vídeos demonstrando apoio.
Assim como praticamente toda iniciativa de marketing de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, essa ação também tem um pé no offline. O Dentmobile, carro oficial da campanha política de Harvey Dent, irá circular por diversas cidades nos Estados Unidos.
Já o site gothamelectionboard.com, apresenta o Comitê Eleitoral de Gotham City. Ainda sem nenhum conteúdo, a página avisa que em breve estará no ar um sistema online de registro de eleitor.
Outro site é o Cartório de Gotham City, que promete a lista de candidatos a prefeito e promotor (nessa último já com Harvey Dent e Roger Garcetti), além de informar que o sistema de arquivos está sendo reconstruído depois dos danos causados ao servidor pela “recente destruição da Linha Laranja”.
A Linha Laranja foi uma das vias de trem destruídas no final do filme anterior, “Batman Begins”, em que Ra’s Al Ghul e Batman se enfrentam dentro de um vagão em movimento. Ah, e é claro, a Companhia Ferroviária de Gotham City também tem um site.
Não sei dizer se essas ações já estavam planejadas desde o início do ARG, ou se foram colocadas em prática apenas para fugir do foco no personagem Coringa, mas de qualquer maneira uma campanha eleitoral fictícia vem bem a calhar no momento vívido na política norte-americana, e porque não dizer, internacional.
No meu TOP 5 2007 escolhi a campanha de “Batman: The Dark Knight” com o case do ano. Se continuarem assim, até a estréia do filme em junho, certamente terei motivos para incluí-la também no meu TOP 5 2008.