Nokia | The Urbanista Diaries
Terminou na última semana a campanha global da Nokia “The Urbanista Diaries”, que promoveu o lançamento do N82. Uma iniciativa que, na minha opinião, torna-se um grande exemplo de integração de mídias e produção de conteúdo com o uso de diversas ferramentas online. Para mim, já deveria surgir como um grande case favorito em Cannes 2008, no próximo mês de junho.
Tudo começou com o conceito criado pela Lowe, que coloca o Nokia N82 como uma nova forma de contar histórias, com sua câmera de 5 megapixels e GPS integrado, um gadget que permite descobrir, registrar e compartilhar momentos. Assista o filme abaixo:
E seguida, a R/GA Londres colocou no ar um projeto que convidou um quarteto de blogueiros para serem os protagonistas: Devin Balentina do The Nokia Guide, Ryan Gallagher do Camera Toss, Jenifer Hanen do Black Phoebe e Jay Montano do My Nokia Blog e Mobile Burn. Equipados com um N82, os quatro saíram pelo mundo para capturar imagens, vídeos e contarem sobre sua jornada em mais de 22 cidades diferentes.
Através do site era possível acompanhar a localização e o caminho traçado de cada blogger via GPS em tempo real, em uma excelente integração com Google Maps, exibindo as fotos tiradas em cada ponto. As informações são passadas pelo celular através da aplicação Nokia Sports Tracker, já previamente instalada no N82.
O projeto oferecia widgets de cada blogueiro, que podiam ser adicionados em blogs e redes sociais para quem quisesse acompanhar o percurso e conteúdo gerado por eles.
A viagem dos quatro acabou, mas a Nokia firmou uma parceria com CNN e as revistas Wallpaper, Lonely Planet e National Geographic, para que os jornalistas de cada veículo também estejam equipados com N82 e o software Nokia Sports Tracker. Dessa maneira, é possível acompanhar em tempo real os repórteres na produção de matérias.
Com esse tipo de ação, a Nokia demonstra diretamente o uso e facilidades de seu produto, ao mesmo tempo que se conecta com os consumidores de maneira natural e oferecendo conteúdo relevante. A aposta nas ferramentas online não é novidade para a empresa finlandesa, mas quando faz tudo funcionar de maneira integrada, é capaz de criar um case memorável.