PETA tenta estimular veganismo em polêmico comercial de ação de graças
'Fique grato por não ser um peru'
O Dia de Ação de Graças é uma tradição americana geralmente acompanhada de um jantar cujo prato principal é um peru assado. Em meio às celebrações típicas deste período do ano, o PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), entidade que luta pelo melhor tratamento e cuidado com animais, lançou um comercial que tem como objetivo principal estimular pessoas a virarem veganas – celebrarem a data com um cardápio sem o peru. Veja acima.
No vídeo uma garotinha participando de uma aparentemente inocente peça de teatro na escola começa a falar algumas das verdades sobre o condicionamento dos perus. Ela diz que além de sofrer com pouco espaço, ficarem passeando nas próprias fezes, eles também recebem hormônios para acelerar o seu crescimento e um tratamento nada agradável antes do abate.
Segundo a entidade, mais de 45 milhões de perus são abatidos anualmente durante o período de Ação de Graças e mais 22 milhões no Natal.
O comercial, dirigido por Dave Meyers, foi impedido de ir ao ar da rede americana de TV ABC, mesmo sem conter nenhum tipo de cena de sexo ou violência, mas principalmente pelo peso da mensagem. O PETA até questiona a atitude, já que a emissora é a responsável por exibir programas com conteúdo considerado “pesado”.